Quando mulher e futebol era um caso de polícia

Quando mulher e futebol era um caso de polícia

Saudações Massa!

Em uma noite de 19 de abril de 1940, um guarda estava a serviço na esquina da Rua Tomaz Gonzaga com Curitiba, quando foi avisado que algumas mulheres estavam jogando futebol na Rua Santa Catarina, ao fim do bonde de Lourdes. Nesta época, mulher jogar futebol em Belo Horizonte era caso de polícia.

Com o surgimento do futebol feminino no Rio de Janeiro (então capital federal), houve enorme repercussão em todo Brasil e em Belo Horizonte surgia um “club” feminino de futebol que recebia o nome de Mineiras F.C. e foi fundado por um grupo de senhoritas da rua Muriaé, princípio do Carlos Prates, informava o Estado de Minas, de 5/4/1940.

Em dois meses, o campo do América recebeu o primeiro jogo feminino das Minas Gerais, que ocorreu com duas agremiações cariocas: o S.C Brasileiro venceu o Casino Realengo pelo ‘score’ de 2 x 1, num jogo de 60 minutos (30 minutos cada tempo). Segundo Cleonice, uma das jogadoras do Mineiras F.C., a inspiração veio de notícias publicadas sobre o futebol no Rio de Janeiro: “Sentimos inveja das cariocas e procuramos imitá-las”, disse a jovem.

Hoje, o Clube Atlético Mineiro, em parceria com o Prointer Futebol Clube, sediado na Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte, montaram uma equipe de futebol feminino atendendo às exigências da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que obrigam os clubes brasileiros classificados para a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro a ter um time de futebol feminino.

Continua…

Foto: Antônio Gebhardt | Araguari Atlético Clube primeiro time feminino do Brasil
Revisão de texto: Cesar Augusto
© 2019 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Janne Braz

Professora, Escritora Freelancer e Coordenadora de Mídias Sociais do Canal Arquibancada do Galo. Através da sua coluna semanal, trata o universo feminino dentro da realidade da sociedade e do Clube Atlético Mineiro. Praticar artes marciais e curte fórmula 1 Feliz por ser como é 🐦 @JanneBraz13 📸 brazjanne

Um comentário em “Quando mulher e futebol era um caso de polícia

  1. Gostei muito do texto. Espero ansiosamente pelos textos sobre o futebol feminino do Galo. Parabéns para as moças do Araguari Atlético Clube e para a Janne Braz

Comentários estão encerrado.