Corinthians x Atlético – Copa do Brasil

Corinthians x Atlético – Copa do Brasil
Corinthians e Atlético decidem vaga na Copa do Brasil, em um clássico carregado de tradição, rivalidade e polêmicas de arbitragem

O Confronto entre os “times do povo”… Como assim?

Senta que lá vem história…

Em 1971, Atlético e Flamengo, se reuniram para criar um torneio entre as equipes com mais torcedores. Logo vieram Corinthians e Internacional e assim, entre 1971 e 1973, foi disputado anualmente, o Torneio do Povo.

E é aí uma das origens do “time do povo”, repetido tantas vezes por Atleticanos, Flamenguistas, Corinthianos, Colorados, Coxas Brancas e Tricolores Baianos. Quer saber mais? Clique aqui.

Histórico

As equipes se enfrentaram no total, 107 vezes. O Galo venceu 38 vezes, foram 28 empates e 41 derrotas nesse confronto equilibrado. O artilheiro? Guilherme Alves com 12 gols.

O primeiro jogo aconteceu no dia 30 de maio de 1929 em amistoso pela inauguração do estádio Antônio Carlos, quando o Galo venceu por 4×2. Já a última partida, foi o jogo de ida, válido pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, dia 17 de maio de 2023, quando o Galo venceu o Corinthians por 2×0 no Mineirão.

As equipes já decidiram o Campeonato Brasileiro de 1999, quando a equipe paulista se deu bem, mas com a ajudinha da arbitragem, sagrando-se campeão daquele ano.

A última vez em que Galo e Corinthias se degladiaram na Copa do Brasil, foi em 2014, pelas quartas-de-final. Vitória do Corinthians por 2×0 na capital paulista, com direito a “avinhãozinho” do treinador Mano Menezes, e massacre da Massa nas arquibancadas e do Galo, sobre o rival em campo, 4×1. Nesse ano, o Galo conquistou sua primeira Copa do Brasil.

Corinthians

Os paulistas ainda vivem momento conturbado na temporada, mas ganharam uma injeção de ânimo após a vitória sobre o Fluminense, a primeira de Vanderlei Luxemburgo em seu retorno ao clube, assim como a volta de Renato Augusto, recuperado de cirurgia.

Luxa, deve mandar a campo: Cássio; Bruno Méndez (Fagner), Gil, Murillo e Bidu; Roni, Fausto Vera e Maycon (Renato Augusto); Adson, Yuri Alberto e Róger Guedes.

Relacionados para a partida
Atlético

O Galo vive momento oposto ao Corinthians. Soma cinco vitórias e um empate nos últimos seis jogos e possui dois gols de vantagem no confronto. A tendência é que o treinador do Galo repita a escalação do jogo de ida, com Pavón, fazendo o corredor direito, Hulk e Paulinho no comando de ataque.

Dessa forma, os prováveis onze de Coudet: Everson; Mariano (Saravia), Nathan Silva (Lemos), Jemerson e Rubens; Rodrigo Battaglia, Zaracho e Hyoran (Igor Gomes); Pavon, Paulinho e Hulk.

Arbitragem por Gabriel Serpa

O dono do apito será o árbitro FIFA de Goiás Wilton Pereira Sampaio e seus auxiliares serão Bruno Boschilia quadro FIFA do Paraná e Vítor Hugo Imazu dos Santos quadro CBF do Paraná. O árbitro responsável pelo VAR será o carioca Rodrigo Nunes de Sá do quadro FIFA.

O último jogo do Galo, apitado por Wilton, foi no dia 10/05/2023 na Arena Pantanal, na goleada sobre o Cuiabá por 4×0, com gols de Hyoran, Hulk, Pavón e Paulinho.

Mas também, é o mesmo árbitro que, em 2022, no jogo de volta, no Maracanã, validou um gol do Flamengo, sem que o próprio VAR, não tenha conseguido uma imagem clara da jogada. Na ocasião, Wilton, encoberto por quatro jogadores (dois de cada time), usou sua visão de raio-x e validou um gol que até hoje os jogadores do Atlético e, principalmente o goleiro Everson, afirmam que a bola não entrou.

Em 2018, uma ajuda ao “amigo Corinthians” contra o Vasco: As equipes lutavam contra o rebaixamento e Wilton foi escalado para comandar a partida entre as equipes, em Itaquera (mesmo local do jogo dessa quarta).

E o Wilton não decepcionou os Corinthianos. Deixou de marcar 2 penaltis para a equipe carioca e de “brinde”, expulsou o treinador vascaíno, por ele ter jogado um copinho de água no chão da área técnica.

É por essas e outras que, para o Galo, todo cuidado é pouco, nesse jogo.

Expectativa

O Atleticano que não se engane. Além do fato da arbitragem, sempre caseira, do Wilton Pereira Sampaio, o time paulista geralmente se impõe em seus domínios. Por isso, se faz necessário ao treinador e jogadores do Galo, paciência, resiliência e, acima de tudo, assertividade nas finalizações.

O fato é que o jogo promete muitas emoções e esperamos que no apito final, o Galo saia de crista alta e com a vaga. Assim sendo, o segredo é guardar a ansiedade e fazer aquela corrente em prol do Galo.

E aí Massa? Qual placar vocês arriscam?

Para mais notícias do Galo, Pré e Pós-jogo e muita conversa, acesse as redes sociais do ArquibancadaTwitter, Facebook e Instagram.

Foto: Pedro Souza/Atletico
© 2023 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Julio Lazarotti

DJ, Produtor, Radialista, sniper de estilingue e especialista em dar pitacos a respeito de ⚽️ futebol e 🏈football. PHD na degustação de churrascos e alimentos butequísticos. Possui mestrado na arte de consumir "pelotas del fuego", brejas e afins. 🐦 @JuliaodaMassa - 📸 @JulioLazarotti Produtor na Cidade Web Rádio