Agora é tudo ou nada no Paraguai

Agora é tudo ou nada no Paraguai
Tudo ou nada no Paraguai. Para o Galo, depois de terça-feira, é Libertadores ou Sul-Americana

Com um empate na boa estreia de Luiz Felipe Scolari – mais uma vez com alguns gols perdidos – e uma derrota decepcionante no segundo jogo, o foco do Atlético agora está na Libertadores, num jogo de vida ou morte. Se vencermos, empatarmos ou até mesmo se perdermos por um gol de diferença avançaremos para as oitavas de final. Mas não devemos nos agarrar a isto, da última vez que fomos jogar fora de casa podendo perder deu no que deu, apesar de muito disto ter sido obra do ex-técnico Coudet – poupando meio time contra um Corinthians ferido, na casa dele, contra um bando de loucos e principalmente escalando um jogador vindo de lesão, o Otávio -.

O jogo

Quando foi feito o sorteio dos grupos da Libertadores, todos os torcedores do Galo julgamos ter sido muito bom jogar em Assunção, no Paraguai, já que a cidade é a capital dos países sul-americanos mais próxima de Belo Horizonte. Mal sabíamos que no meio do caminho haveria uma viagem para Fortaleza. Mesmo assim, não foi muito boa a reclamação do Hulk depois dos jogos das maratonas dos times brasileiros. Bem que ele podia pegar um ônibus em Belo Horizonte nos horários de pico do trânsito para ver o que é bom.

A partida será às 19 horas da terça-feira, 27 de junho, no Estádio Defensores Del Chaco, o mais tradicional estádio do país vizinho.

História do confronto

Os clubes se enfrentaram apenas quatro vezes até agora, com duas vitórias para cada lado, com quatro gols para o Atlético – Nívio, Xavier, Robinho e Cazares – contra dois dos paraguaios.

Um destes jogos foi num amistoso em 1946, vencido pelo nosso time por 2×0.

Dois jogos foram no grupo 6 da Libertadores de 2017, com uma vitória do Atlético no Mineirão por 2×0 e uma vitória do Libertad no Paraguai por 1×0 – O Galo ficou em primeiro no grupo e o Libertad em terceiro, indo jogar a Sul-Americana.

E a última foi na primeira rodada deste ano, quando fomos derrotados por 0x1.

Galo

Uma das preocupações de Felipão é com a bola aérea defensiva, pois as bolas altas são a especialidade do Libertad. Além disso, não haverá tempo para treinamentos.

Mas, como nos tempos de Coudet, o pior tem sido a péssima pontaria dos nossos jogadores, que até chutam, mas contra o Leão do Pici foram totalmente sem perigo para ex-goleiro do América, João Ricardo.

Hulk, com cãimbras, não é problema, como também Bruno Fuchs, que sentiu dores musculares.

Hyoran, que saiu do jogo contra o Fortaleza com dores no tornozelo e na perna direita depois de um choque com Thiago Galhardo, nem foi relacionado. Na minha opinião, não deveria jogar nunca, é, na maioria do tempo, um inútil dentro de campo. O que acham disso?

Novidade em relação ao jogo contra o Fortaleza foi a inclusão do zagueiro Maurício Lemos, que ficou de fora por causa de dores quando atuou pelo Uruguai na data FIFA.

Vamos ver como Alan Kardec se comporta daqui para a frente, já volltou fazendo gol, espero que continue assim.

Arbitragem – Gabriel Serpa

Arbitragem para Libertad X Galo no estádio, será toda da Argentina.

O dono do apito é o árbitro FIFA Fernando Rapallini e seus auxiliares, Diego Bonfa e Cristian Navarro ambos do quadro FIFA. No comando do VAR, o também argentino, Jorge Baliño também do quadro FIFA.

A última vez que o Rapallini apitou o jogo do Galo foi no dia 15/3 contra o Millonarios no Mineirão, pela terceira fase da Libertadores e o placar ficou 3 a 1 para o Galo com 2 gols do Paulinho e 1 gol do Hulk.

Pitaco final do Galim

O começo do Galo com o Felipão foi sofrível, pois éramos o 4º colocado antes do jogo e no momento somos o 10º. Muita coisa precisa ser feita para que estejamos na Libertadores mais uma vez em 2024.

A venda do Allan para o Flamengo é uma das coisas difíceis de entender. Mas o pior foi ouvir do setorista do Galo na rádio do mecenas que a torcida não paga as contas. Como é que é? Torcedor paga GNV, paga caro no ingresso e nos acréscimos – passagem ou combustível, lanche quando o dinheiro dá, etc – em cada jogo e não paga a conta? Quem é que paga então?

Sou Galo até o fim e vou apoiar.

Atlético, você ainda quer a Glória Eterna? EU QUERO!!!!

Para mais notícias do Galo, Pré e Pós-jogo e muita conversa, acesse as redes sociais do ArquibancadaTwitter, Facebook e Instagram.
Foto: Pedro Souza / Atletico
© 2023 Mainframe Produções todos os direitos reservados

 

Daniel Tiburcio (Galim)

Analista de sistemas sempre Atleticano, atuante desde 1970, criador do aplicativo "Ranking do Futebol"