Pelos 100% na nossa Arena contra o Dourado

Pelos 100% na nossa Arena contra o Dourado
Vitória sobre o Cuiabá é fundamental na busca de mais uma Libertadores, que pode ter até mais três vagas para a fase de grupos

Já na 24ª rodada do Brasileiro, o Atlético enfrenta o único time de quem nunca perdeu na história do campeonato, o Cuiabá, que, mesmo com orçamento discreto, já se mantém há três anos e parece que irá para a quarta participação em 2024.

Invicto há sete partidas, sendo seis no Brasileirão, o futebol apresentado pelo Galo ainda está longe de ser o que eu e a maioria da torcida gostamos. Mas até que o Felipão conseguiu melhorar a parte em que é especialista, a defesa, tanto que o ataque do líder absoluto não incomodou o Éverson. Mas a campanha dele continua ridícula, com 37,5% de aproveitamento, superior apenas aos 6 últimos colocados no campeonato todo.

Paulinho é nosso protagonista no momento, pois os últimos 6 gols, se não me engano, foram dele, incluindo todos os gols marcados na Arena do Galo (me permitam chamar assim). Ainda não engoli a atitude do Hulk naquele terceiro cartão amarelo levado contra o Athletico, qualquer que seja sua justificativa para ir contra o pedido do árbitro de sair pela lateral do campo.

O jogo

Até quando o Galo vai aceitar jogar sempre neste fatídico horário de 21 horas de sábado? Há uma estatística rolando que diz que somos o time que mais joga neste horário. Pelo menos contra o Botafogo e agora contra o Dourado seremos os últimos a jogar na rodada.

A partida será dia 23 de setembro na Arena do Galo e praticamente todos os ingressos foram vendidos, com valores menores que o jogo anterior, apesar de ainda caro.

A arbitragem será composta pelo árbitro pernambucano Rodrigo José Pereira de Lima, pelos assistentes Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA), de São Paulo, e Francisco Chaves Bexerra Júnior, também de Pernambuco. Já o VAR será comandado pelo paranaense Rodolfo Toski Marques (VAR-FIFA).

Aliás, que vergonha o VAR no Brasil. Se tiver que marcar algo importante contra alguém, nunca será contra os times do eixo. No jogo atrasado da 15ª rodada entre Corinthians x Grêmio, quem foi beneficiado? Nisso árbitro de campo e árbitro de vídeo deram as mãos.

Situação no momento

Com a vitória do Athletico sobre o Internacional por 2×1 nesta quinta-feira, O Atlético permanecerá em 9º lugar no campeonato com qualquer resultado, mas uma vitória nos fará aproximar do G6, que garante vaga pelo menos na pré-Libertadores. Espero que tenhamos jogos na Arena do Galo pela Libertadores no ano que vem.

Na situação atual, se Palmeiras ou Fluminense forem campeões da Libertadores ou se o Fortaleza for campeão da Sul-Americana ou se o Flamengo for campeão da Copa do Brasil podem ser abertas até mais três vagas diretas para a fase de grupos de 2024. Internacional, Corinthians ou São Paulo campeões não deverão ajudar em nada pela tabela que temos hoje, pois estão depois do Atlético na tabela.

Baixe de graça -> Ranking do Futebol
Baixe de graça -> Ranking do Futebol
História do confronto

Como já disse na introdução, nunca perdemos para o Cuiabá.

Foram cinco partidas, com quatro vitórias nossas – 1×0, 2×1, 3×0 e 4×0 – e um empate em 1×1. Marcamos 11 gols e levamos 2.

Os maiores artilheiros são Hulk e Keno, com dois gols; com um gol estão Nacho, Jair, Kardec, Vargas, Hyoran, Pavón e Paulinho.

Galo

Pedrinho tem sido uma das gratas surpresas nos últimos jogos do Galo. Parece que a escalação de Battaglia e Otávio ajudou muito, pois assim ele não precisa entrar tão forte nas divididas e assim escapa de novas lesões, coisa que aconteceu nas outras vezes em que entrou em campo.

A dor de cabeça para o técnico será como encaixar Zaracho no time, já que é um dos jogadores mais participativos. Duvido que ele tire os três citados acima nem os três atacantes Pavón, Hulk e Paulinho. Vamos ver o que ele vai resolver.

Bruno Fuchs teve uma boa atuação contra o Botafogo e merece ser mantido na zaga com Maurício Lemos. Por mim Jemerson ficaria no banco.

O que vocês acham?

Igor Gomes e Alan Franco entraram na transição e devem estar à disposição para o jogo seguinte, contra o Internacional em Porto Alegre, no mesmo horário de sábado. Vargas  e Igor Rabello continuam no departamento médico.

Cuiabá

O time está há cinco rodadas sem vencer e precisa de uma vitória para não ver os times da parte de baixo da tabela chegarem. Está com 29 pontos, cinco a mais que o Santos, primeiro time da zona de rebaixamento.

Suspensos pelo terceiro cartão amarelo levados contra o América, o técnico António Oliveira e o volante Filipe Augusto não vão conhecer a Arena MRV desta vez. O técnico foi advertido nos acréscimos por ficar reiteradamente na área técnica e o volante por falta dura em Felipe Azevedo. Os candidatos a substituir o jogador são Denilson e Cepellini. O auxiliar Bruno Lazzaroni deve comandar o time no túnel.

Pitaco final do Galim

Nos últimos jogos que vi, vários times escalaram jogadores jovens, alguns até de titulares, e muitos têm mostrado bom futebol. Só no Atlético isto não pode. Claro que não podemos queimar jogadores, mas eles precisam entrar aos poucos para sentir a emoção de ver nossa apaixonada torcida gritando seu nome. Infelizmente muita gente vaia jogadores por um erro ou dois, mas isto tem que parar de acontecer. São estes jogadores que um dia vão nos dar retorno técnico e depois financeiro.

Esta multa em caso de venda do Iseppe, principal jogador da base do Galo é ridícula. 24 milhões de reais é troco de bala para muitos times brasileiros. Foi o mesmo valor que o Athletico pagou pelo Vítor Roque, que jogava no nosso ex-rival e em janeiro vai para o Barcelona. A qualquer momento um time deposita o valor e o clube não poderá fazer nada. A nossa “jestão” da base é muito errada.

VAMOS, VAMOS, MEU GALÃO, TE QUERO NA FASE DE GRUPOS DIRETO!

 

Fotos: Pedro Souza/Atlético
© 2023 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Daniel Tiburcio (Galim)

Analista de sistemas sempre Atleticano, atuante desde 1970, criador do aplicativo "Ranking do Futebol"