Não basta a vitória contra o América, queremos futebol

Não basta a vitória contra o América, queremos futebol
Não basta a vitória contra o América, queremos futebol! Rumores da saída do “técnico” animam o torcedor

A vitória do Atlético em Brasília contra o Itabirito foi mais uma partida daquelas que não convenceram, mas valeu pelos três pontos e pela liderança do grupo B do campeonato mineiro.

Ainda bem que aquele cruzamento caiu no pé de quem pelo mais se esforçou para isso. Imaginem se caísse no pé do Edenilson? Ninguém suportaria a coletiva do desaposentado.

Agora temos o antigo Clássico das Multidões, América x Galo. O “Mequinha” está muito bem no campeonato, com a melhor pontuação, melhor ataque, melhor defesa, dois dos três maiores artilheiros, está invicto – como também o Tombense – e não será uma partida fácil. Talvez nosso time consiga jogar de igual para igual se eles continuarem a marcar sob pressão como fizeram contra o time do outro lado. Se jogarem com os outros times, bem fechado, teremos mais dificuldades por causa da falta de esquema do técnico.

O jogo

América e Atlético se enfrentarão neste sábado, 24 de fevereiro, no Independência, oficialmente Estádio Raimundo Sampaio, já que o mandante é o nosso adversário.

A partida terá início às 16:30 e será transmitida pela Rede Globo Minas pelo menos para a região metropolitana de Belo Horizonte e pelo Premiere para todo o mundo.

O trio de arbitragem será composto por Rodrigo José Pereira de Lima no apito e Nailton Júnior de Sousa – kkk – Oliveira e Luanderson Lima dos Santos como assistentes. No Var estará Daniel Nobre Bins. Todos do quadro FIFA.

Este árbitro pernambucano é o mesmo que expulson Hulk na 32ª rodada do Brasileiro do ano passado no Parque do Sabiá. Após a expulsão Hulk fez aquele tradicional gesto de roubo e até ameaçou ir embora. Mas felizmente ele continuou e acabou de prorrogar o contrato até o final de 2026.

Galo e América divergiram se a arbitragem seria mineira ou de outros estados, respectivamente. Houve um sorteio no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o América saiu vencedor. O regulamento do campeonato permite definir o estado da equipe de arbitragem se for solicitado cinco dias antes da partida.

Situação no momento

Cruzeiro, Atlético e América lideram respectivamente os grupos A, B e C e neste momento estariam classificados para as semifinais, junto com o Tombense, melhor segundo colocado.

As semifinais seriam América x Galo e Cruzeiro x Tombense, já que entre eles a classificação independente do grupo seria na ordem América, Cruzeiro, Tombense e Atlético, com 14, 13, 12 e 10 pontos, respectivamente.

História do confronto

O Galo tem grande vantagem sobre o América, com 211 vitórias, 108 empates e 105 derrotas nos 424 jogos.

Marcamos 739 gols e sofremos 518, com saldo positivo de 221 gols.

Os principais artilheiros são Reinaldo, com 19 gols, Guará, com 18, Nívio, com 16, Mário de Castro e Nilson, com 15, Dario e Alvinho, com 12.

Na última vez que se enfrentaram aconteceu um empate em 2×2 pelo Brasileiro de 2023, depois de estarmos vencendo por 2×0, gols de Zaracho (foto) e Hulk.

Galo

Mariano e Igor Rabello se juntam aos lesionados Maurício Lemos e Zaracho. Quem diria que não precisaríamos de laterais e zagueiros na mudança de ano, hein? Felipão disse com todas as letras que não precisava de reforços.

Mariano tinha que aposentar e o Atlético renovou o contrato por mais dois anos. Quantas vezes ele vai se lesionar na temporada? Igor Rabello e Zaracho têm histórico de muitas lesões. Ou seja, este elenco não conseguirá grandes coisas por falta de opções. Mesmo que não se lesionasse Mariano não poderia jogar contra o América, pois levou o terceiro cartão amarelo contra o Itabirito.

Isaac também pode ser ausência no clássico, pois apresentou quadro febril e não treinou nesta semana.

América

As dúvidas do técnico Cauan são o zagueiro Éder – torção do joelho contra o Villa Nova – e o atacante Vitor Jacaré – incômodo na coxa direita durante um treinamento -.

Por outro lado, o técnico terá a volta de Renato Marques, vice-artinheiro do time com 4 gols – dois a menos que Mastriani, que se transferiu para o Athletico Paranaense -. Ele ficou de fora contra o Villa Nova por ter levado o terceiro cartão amarelo no jogo anterior.

Pitaco final do Galim
<strong><em>Aplicativo Ranking do Futebol</em></strong>
Ranking do Futebol

Como coloquei no subtítulo, o principal comentário no momento é que o Felipão quer sair do Galo. Resta saber se os quatro mecenas não vão tentar impedir isso e se vão pagar a multa rescisória. Particularmente eu acho que qualquer que seja o valor será menos do que perder o ano em pleno fevereiro.

O que o Felipão fez durante toda a sua trajetória foi tripudiar da torcida, seja em TODAS as entrevistas pós-jogos, seja no estádio e agora na chegada na delegação, sendo que nestas duas últimas situações mandou o torcedor tomar naquele lugar. O estranho é que ele fala pro rival se sentir em casa e faz isso com o próprio torcedor.

Espero estar errado e que o Victor não repita o que aconteceu com o Marques como diretor de futebol. Ele caiu exatamente por não ter experiência.

E o zerim, hein? Foi mais vexatório que nossa derrota para o Afogados porque foi na primeira fase e no tempo normal. Só espero que não se recupere como aconteceu com o Atlético.

Para baixar meu aplicativo “Ranking do Futebol” cique na imagem e baixe no seu celular, seja Android, seja iOS.

ENQUANTO ELE NÃO SAI, FORA FELIPÃO!

Fotos: Pedro Souza/Atlético
© 2024 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Daniel Tiburcio (Galim)

Analista de sistemas sempre Atleticano, atuante desde 1970, criador do aplicativo "Ranking do Futebol"