BH na época da fundação do Galo

BH na época da fundação do Galo

Por: Janne Braz e Cesar Augusto

Em 1894, Aarão Reis ordenou o início da construção de Belo Horizonte, inaugurada em 12 de Dezembro de 1897, por Bias Fortes, que era o presidente do Estado (equivalente ao atual cargo de governador),sob o nome de Cidade de Minas, que mais tarde, em 1901, passou definitivamente a se chamar Belo Horizonte, através de lei sancionada pelo então presidente do Estado, Silviano Brandão.

A Praça da Liberdade, o Palácio do Governo e as Secretarias de Estado foram os primeiros locais a serem construídos. Além deles, o Parque Municipal, a Praça da Estação, a Avenida Santos Dumont, a Rua da Bahia e a Avenida Afonso Pena foram projetados para dar mais conforto e mobilidade para os moradores da época. Essas construções são reconhecidas até hoje e entraram para a história da cidade.

No ano seguinte à inauguração da capital de Minas, um grupo de personalidades, percebendo a carência de assistência médica aos menos favorecidos, principalmente indigentes, formaram a Associação Humanitária da Cidade de Minas. Uma comissão formada por médicos e engenheiros propôs e aprovou, junto à Prefeitura de Belo Horizonte, o local mais apropriado à edificação. Nascia a Santa Casa de Misericórdia.

Em 1902 foi inaugurado o serviço de bonde e lançada a pedra fundamental da Igreja de São José, sendo que em 1904 ela começou a ser utilizada e em 1910 teve sua construção finalizada. Em 1905, os jardins da Praça da Liberdade, inspirados nos jardins do Palácio de Versalhes, na França, foram concluídos.

Em 1904, Victor Serpa chega à nossa capital, trazendo consigo o conhecimento sobre o futebol e implantando os primeiros times de futebol da cidade. Vários times surgiram e muitos deles acabaram com o passar dos anos.

Em 1908, Belo Horizonte já era o segundo produtor têxtil do Estado, contando com quatro fábricas e 407 operários. Também em 1908, em 25 de março, no coreto do Parque Municipal, o glorioso Clube Atlético Mineiro é fundado e, quase após um ano da sua fundação, no dia 21 de março de 1909, começa a escrever seu nome no cenário esportivo de Minas, fazendo seu primeiro jogo oficial e ganhando, com o placar de 3×0 sobre o Sport Club.

Com o passar do tempo, o Clube Atlético Mineiro ajudou a divulgar o nome de Minas, participando de vários capítulos da história local e nacional. Sua trajetória tem relação com a urbanização e industrialização do estado, pelo viés da popularização do futebol, entrelaçando sua história com a de Belo Horizonte, num crescimento e reconhecimento mundial.

Foto: Praça da Estação em 1908 – Acervo Blog BH Nostalgia
Revisão de texto: Cesar Augusto
© 2019 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Janne Braz

Professora, Escritora Freelancer e Coordenadora de Mídias Sociais do Canal Arquibancada do Galo. Através da sua coluna semanal, trata o universo feminino dentro da realidade da sociedade e do Clube Atlético Mineiro. Praticar artes marciais e curte fórmula 1 Feliz por ser como é 🐦 @JanneBraz13 📸 brazjanne

2 comentários sobre “BH na época da fundação do Galo

  1. Top demais. As história de BH e Atlético se fundem e confundem não existiria tanta beleza em um se nao fosse o outro.

Comentários estão encerrado.