Os Campos de Futebol de BH desde antes a fundação do Galo

Os Campos de Futebol de BH desde antes a fundação do Galo

O Atlético foi fundado em 25 de março de 1908. Mas desde antes de sua fundação, já existiam campos de futebol pela cidade (bons tempos…), onde garotos e adultos praticavam o esporte bretão.Vamos conhecer um pouco dessa antiga história neste texto, em uma viagem no tempo, que procuraremos fazer com que seja o mais agradável possível… Antes, porém, vamos dar uma olhada em como o futebol foi se “instalando aos poucos” em BH, para depois irmos direto aos estádios… cremos que vão curtir… combinado? Boa leitura!

Em 03/05/1904, um jovem chamado Victor Serpa – que é considerado o “pai do futebol de Belo Horizonte” – organizou a 1ª “pelada” na cidade, em um campo improvisado… no Parque Municipal. Esse “campo” ficava próximo de onde hoje fica o Teatro Francisco Nunes. Foi apenas uma exibição do esporte em BH. Não um jogo, ou um treino. Isso só ocorreria um tempo depois.

Em 10/07/1904, o mesmo Victor Serpa fundou o Sport Club, que foi o 1º clube de futebol da capital. Outros 04 (quatro) clubes foram fundados logo após: Plinio Football Club, Clube Athletico Mineiro (não, não é o GALO… chegaremos nele ainda), Mineiro Football Club e Brazil Football Club. O Sport Club se utilizava de uma campo próximo à Praça da Estação (ou “Campo do Sport Club”, como chamavam); utilizava também, junto com os outros 4 clubes, o espaço do Parque Municipal (importante: todos estes clubes eram de ELITE e cobravam taxas de mensalidades altas para quem tivesse interesse em ingressar nas agremiações; essa era uma das formas de impedir que quem não fosse de família abastada entrasse nos clubes).

Para um esporte “novo”, o futebol foi muito bem recebido na recente capital. Tanto homens quanto mulheres acompanhavam os jogos com entusiasmo. O Jornal Minas Geraes noticiou um jogo entre duas equipes do Sport Club “perante tão numerosa quão fina roda de distinctos sportsmen e gentis sportswomen”. O interesse era tão grande, que acharam que valia a pena os clubes se organizarem; então, criaram uma “Liga de grêmios sportivos” e, pouco tempo depois, aconteceu o primeiro campeonato da cidade. A ideia e organização partiu de dirigentes de 03 (três) clubes: Sport Club, Plinio Football-Club e Athletico Mineiro. O campeonato aconteceu em outubro de 1904, e como tinham poucos clubes, o Sport Club enviou 02 (duas) equipes: O Américo e o Vespúcio; também por isso, o Mineiro Football Club, que não fazia parte da recém-criada Liga, foi aceito na competição.

O Parque Municipal recebeu o campeonato. Seu desfecho foi incerto, já que os escritos da época não esclareceram o que aconteceu. O jornal Vida Sportiva, em edição de 1927 (o ano do “9×2”, lembram? Pois é… somente 1 mês depois dessa edição…), sustenta que a competição não terminou devido às fortes chuvas de novembro. Já Abílio Barreto, jornalista e memorialista da cidade, afirma que o título ficou com o Vespúcio, equipe de Victor Serpa.

Passada essa introdução sobre o início do futebol e seu primeiro espaço em BH, falaremos agora sobre os outros campos em nossa história que foram surgindo aos poucos.

Em 1905, surge o Campo do Viserpa Football-Club (Savassi); estava localizado na região de onde é a Savassi hoje em dia, entre as ruas Paraíba e Pernambuco, próximo à Avenida do Contorno. O time não teve vida longa – assim como o campo.

Em 1906, surge o campo do Prado Mineiro (Prado); era o antigo Jóquei Clube de BH, que só mais tarde viria a se transformar em estádio e receber um jogo de futebol. Tinha capacidade para 1.500 torcedores. Em 1909 foram realizados os primeiros jogos no local. Em 1914, tornou-se o principal campo da cidade e em 17/04/1921, aconteceu lá o primeiro Athletico x Cruzeiro (à época, Palestra Itália), que terminou empatado em 0 x 0.

Em 1908, surge o Campo do Sport Club Mineiro (Santa Efigênia); ficava dentro da área do Parque Municipal à época, onde hoje está instalado o estacionamento da Faculdade de Medicina da UFMG. No local aconteceu o primeiro jogo interestadual disputado em Belo Horizonte: em 12/09/1908, o Riachuelo Football Club, do Rio de janeiro, derrotou o Sport Club por 4 x 1.

Ainda em 1908 … o “evento principal”: NOSSO primeiro campo, ou apenas “o Campo dos Meninos que Fundaram o Atlético”. Era simples: um campo empoeirado que ficava dentro do Parque Municipal, próximo onde hoje é a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. E pensar que em breve teremos um Estádio imponente, e que tudo começou com um simples campinho empoeirado… é ou não para se emocionar? (Nota: assim que o Estádio for inaugurado, este pedaço do texto será editado para “E pensar que HOJE temos um Estádio imponente…”).

Foto: Campo do Athletico (atual Minascentro) por Higino Bonfioli | Acervo Museu Histórico Abílio Barreto
Revisão de texto: Cesar Augusto
© 2019 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Renato Mello

ATLETICANO (1a decisão tomada na VIDA,ainda no útero), Professor de Teatro e Música, Ator, Músico, Marido da Val, Pai do Renatinho e Neto da Dagmar, a MAIOR Atleticana que conheci na vida - responsável pela rasteira no Ferreira na final em 2013, descendo do céu pra isso. Colunista do Arquibancada do GALO e do site Vai Que Tô Te Vendo, e às vezes metido a fazer lives com a galera aqui do site, sempre acompanhado de uma coca cola e de um bastonete atabacado 😎🤘! @mellorenato @AtleticoVQTTV bertoltbrecht.renato@gmail.com