Lutar, lutar, lutar com toda a nossa raça pra vencer

Lutar, lutar, lutar com toda a nossa raça pra vencer

O Clube Atlético Mineiro talvez seja o único CLUBE no mundo, que tenha história antes mesmo de sua criação.

Embora tenha sido fundado em 25 de março de 1908, a história alvinegra já tem inicio em 1904, quando Victor Serpa traz a 1ª (ou as 1ªs) bola(s) pra MINAS GERAIS e funda o SPORT CLUB. Nesse instante começa a nossa trajetória.

Em um 22 de março, domingo a tarde, surgiu a idéia de criar um clube e na quarta-feira, 25 de Março de 1908, resolveram matar aula e no coreto do Parque Municipal nascia o Athlético Mineiro FootBall Clube, com a presença de 19 garotos (Aleixanor Alves Pereira, Antônio Antunes Filho, Augusto Soares, Benjamim Moss Filho, Carlos Maciel, Eurico Catão , Hugo Fracarolli, Humberto Moreira, Horácio Machado, João Barbosa Sobrinho, José Soares Alves, Júlio Menezes Mello, Leônidas Fulgêncio, Margival Mendes Leal, Mário Neves, Mário Lott, Mário Toledo, Raul Fracarolli e Sinval Moreira, embora não tenham participado da reunião de fundação também são considerados fundadores Francisco Monteiro, Jorge Dias Pena e Mauro Brochado, totalizando os 22 fundadores)
A idéia inicial era utilizar as cores verde e branco, mas essa idéia não chegou a ir pra frente e, portanto, sempre fomos alvinegros.

Após as dificuldades em fundar o clube agora as dificuldades eram outras: campo, bola e material para treinar talvez por isso o Atlhético tenha demorado praticamente 1 ano pra fazer seu 1º jogo.

E finalmente, no dia 21 de março de 1909, o Athlético Mineiro faz o seu 1º jogo. E logo na estreia o Athlético vence o Sport Club por 3×0 com Pingo (que mais tarde se tornaria o famoso escritor Aníbal Machado) entrando pra história como o autor do primeiro gol, Zeca Alves e Mario Neves completaram o placar. Após esse 1º jogo, o Sport Club não satisfeito pediu uma revanche e, nessa revanche, o resultado foi Athlético 2×0. Ainda não se dando por satisfeitos, os discípulos de Victor Serpa solicitam novo match e, agora com uma goleada acachapante por 4×0, decidem parar com o futebol e com isso o Sport Club, que com a morte de seu fundador Victor Serpa, em 1905, já passava por dificuldades, encerra de vez as atividades futebolísticas. Com o fim do Sport Club, o Athlético “herda” o campo onde justamente fez seus primeiros jogos, o qual pertencia ao Sport.

Embora o esporte bretão fosse um esporte bem masculino (ainda é assim nos dias atuais) uma figura feminina tem grande importância no contexto histórico. Dona Alice Neves (mãe de um dos fundadores: Mario Neves) q confeccionou as primeiras camisas atleticanas, a primeira bandeira e criou a primeira torcida organizada feminina, formada em sua maioria por irmãs de atletas.

No dia 25 de março de 1913 ao completar 4 anos, em assembléia, passa a denominar se CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.

Após o começo difícil, o CAM enfim se estabiliza e ajuda o futebol mineiro a se fortalecer em MG. E em 1914, a Liga de Desporto Terrestre cria o 1º torneio em MG: a Taça Bueno Brandão, vencida de forma invicta pelo CAM. E logo na sequência, em 1915, foi organizado o 1º Campeonato Mineiro e o alvinegro, com a base campeã em 1914 da Taça Bueno Brandão, se consolida no futebol mineiro e ganha também o 1º. Campeonato Mineiro.

Em 1924, abandona o escudo oval e adota o escudo atual (embora de 1924 até hoje, houve algumas variações nesse escudo).

Foto: Equipe campeã do Mineiro 1915 – Acervo Blog dos Atleticanos
Revisão de texto: Cesar Augusto
© 2019 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Anderson Nynho

Um comentário em “Lutar, lutar, lutar com toda a nossa raça pra vencer

Comentários estão encerrado.