Contra o Fortaleza podemos passar do G6 para o G4

Contra o Fortaleza podemos passar do G6 para o G4
Se o Atlético jogasse sério ou tivesse um técnico o Galo poderia brigar pelo título do brasileirão

Mesmo não jogando o futebol que sempre queremos, o Atlético melhorou no jogo contra o Fluminense, marcando desde o início perto da área adversária. Por que não fizeram isto no clássico contra um time bem inferior?

Hoje estamos a dez pontos para o Botafogo – que tem um jogo a mais para realizar, mas isto não quer dizer que já tem os três pontos deste jogo -. Se tivéssemos vencido todos os jogos contra os times da zona de rebaixamento seríamos líderes. Foram 2 pontos contra o América, 3 contra o Coritiba, 6 contra o Vasco e 2 contra o Goiás, que dariam 13 pontos-. É claro que todos os pontos é quase impossível, se ganhasse pelo menos 5 destes hoje seríamos vice-líderes.

Zaracho para mim foi o jogador mais importante. O choro dele após a linda assistência para o segundo gol se justifica porque era o dia do segundo mês da morte do pai. Eu sei bem o que é isto. O que eu chorei no dia em que comemorei meus 50 anos, primeiro depois da morte da minha mãe, eu só chorei mais nos dias que sucederam àquele dia em que ela nos deixou.

Éverson é outro jogador que tem feito muitas defesas difíceis e deve ser exaltado, que defesa ele fez no sábado.

O jogo

O jogo contra o Fortaleza será nesta quarta-feira, 1º de dezembro, às 21:30, na Arena do Galo.

Os ingressos já estão disponíveis e tiveram os preços mantidos, para revolta de boa parte da torcida. No jogo de sábado eram aguardados cerca de 30 mil torcedores, mas só 23.003 compareceram , o que mostra que os preços dos ingressos não agradaram, além de ser já no final do mês e pela péssima atuação no jogo anterior.

O quarteto de arbitragem será composto por Matheus Delgado Candançan no apito. E nas bandeiras Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos. No VAR estará Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA). Destes, só o segundo bandeira é baiano, todos os demais componentes são paulistas.

Situação no momento

Como eu disse, o Atlético chegou ao 6º lugar.

Poderá ser o 3º nesta 31ª rodada se vencermos o Leão do Pici e os seguintes resultados ocorrerem:

  • Bragantino perder para o Goiás fora de casa – vitória ruim para o time de azul;
  • Grêmio não vencer o Coritiba também fora;
  • Flamengo não vencer o Santos em casa;
  • E é bom o Palmeiras perder pontos para o Botafogo no Rio – melhor até o empate.

Se o Atlético empatar, só subirá uma posição se o Flamengo perder e poderá perder uma posição se o Athletico vencer o Corinthians em São Paulo.

Se formos derrotados, teremos que torcer contra o Athletico também.

O Galo voltou ao 1º lugar do 2º turno, e fez 10 pontos a mais que o líder geral Botafogo.

Já que vamos secar, vamos torcer também para Bahia, Corinthians, Internacional, Santos, Coritiba, Vasco e São Paulo, além do Galo, é claro.

História do confronto

Os números do Galo contra o Fortaleza mostram um certo equilíbrio, como podem ver na tabela:

Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra Saldo
Geral 19 9 3 7 38 25 +13
Brasileiro 15 6 3 6 29 21 +8
Belo Horizonte 9 4 1 4 18 12 +6
Aplicativo Ranking do Futebol
Aplicativo Ranking do Futebol

Na história do Brasileiro, o Galo participou de muitas edições a mais que o Fortaleza e, portanto, está bem na frente – vejam no print do meu aplicativo Ranking do Futebol.

Foram eles que venceram o primeiro confronto por 0x1 no Brasileiro de 1974 no Mineirão. Mas a maior goleada é nossa, 4×0 pela Copa do Brasil de 2021, também no Mineirão.

No último jogo, perdemos por 1×2 em Fortaleza pelo primeiro turno. Nosso gol foi marcado no finalzinho pelo Alan Kardec (foto).

Galo

O Atlético deve entrar completo neste jogo. Como Mariano foi relacionado para o jogo contra o Fluminense pode até voltar ao time, aí é com a cabeça do técnico.

No mais, o time deve ser o mesmo que venceu o Fluminense. E espero que a atuação seja muito melhor.

Fortaleza

Com a perda da Copa Sul-Americana para a LDU do Equador, o time vem bem baqueado para enfrentar o Atlético.

Outro ingrediente importante é que o clube é o que mais jogou em 2023 entre todos os clubes do Brasil, com 68 partidas. Para vocês verem, Galo e Botafogo jogaram 58 partidas e o Cruzeiro apenas 43, o que menos jogou entre os clubes da Série A. Você pode ver isto na opção “Aproveitamento no Ano” no aplicativo “Ranking do Futebol”.

Como imaginei, principalmente devido a ter jogado uma prorrogação e a tensão dos pênaltis, eles virão bem desfalcados por vários motivos.

Segundo meu amigo Marcos Boaventura, os zagueiros Titi e Emanuel Brítez, o lateral Bruno Pacheco e o meio-campista Lucas Sasha estão suspensos por terem levado o terceiro cartão amarelo contra o Bahia.

Calebe está em transição física.

Devem voltar para o time titular o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar e Pikachu.

Pitaco final do Galim

Mesmo se for diretamente para a fase de grupos, acho inadmissível manter o Scolari no comando técnico do time do Atlético. Definitivamente ele não tem o perfil do clube e suas entrevistas visam principalmente blindar a diretoria. Usá-lo com este intuito pode custar caro lá na frente.

Precisamos de um técnico que, além de ousado, aproveite melhor as crias da base, já que as finanças não são o nosso forte.

GALO, VAI PRA CIMA DO G4, Ô Ô Ô!

Dica do “Ranking do Futebol”

Hoje será a terceira dica do aplicativo “Ranking do Futebol”.

Aplicativo Ranking do Futebol
Aplicativo Ranking do Futebol

Quando você selecionar um continente – ou “Brasil” ou “Brasil Estaduais” – na tela inicial, surge a lista de torneios que fazem parte dele. Antes desta lista, no entanto, aparecem as opções “Aproveitamento do Ano”, “Campeões do Ano” e “Clubes por Cidade”.

Expliquei a primeira opção na semana passada, só esqueci de dizer que em 2023, no final das rodadas dos campeonatos vinculados ao Brasil, o Galo ocupa o 19º lugar, o Cruzeiro o 99º e o América o 104º de um total de 148 clubes. Esta opção existe também se você selecionar um tos torneios apresentados e aí serão mostrados apenas os clubes que participaram dele.

A segunda opção é muito clara, mostra todos os campeões do continente escolhido e seus números, artilheiros e opções, se pelo menos um destes dois últimos existirem.

Já na terceira você vai escolher o estado ou país que tenha clube(s) no continente desejado, depois a cidade, depois o clube, depois os totais de todos os torneios que o clube participou e poderá escolher um destes torneios para mostrar as campanhas ano a ano.

Veja no print alguns dos 18 clubes de Belo Horizonte. Você conhece todos?

Os torneios que o nosso Galão participou e constam do aplicativo são Brasileiro Feminino, das Séries A e B, Sub-17, Sub-20, Unificado (desde 1959), Copa do Brasil Profissional, Sub-17 e Sub-20, Copa Mercosul, Copa Sul-Americana, Libertadores, Minas Gerais, Mundial, Recopa, Roberto Gomes Pedrosa, Super Copa, Supercopa Feminina, Taça do Brasil e Torneio dos Campeões.

Fotos: Pedro Souza/Atlético
© 2023 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Daniel Tiburcio (Galim)

Analista de sistemas sempre Atleticano, atuante desde 1970, criador do aplicativo "Ranking do Futebol"