Grêmio é o adversário ideal para subir na tabela

Grêmio é o adversário ideal para subir na tabela
Jogo de seis pontos que pode garantir pelo menos uma posição

Com o fim da famigerada data Fifa, o Galo volta ao Brasileiro pela 35ª rodada, desta vez enfrentando o quarto colocado, o Grêmio. Espero que o Robin Hood faça seu trabalho direito e arranque os três pontos.

Mesmo vencendo o Goiás, por pouco os três pontos foram para o ralo. Mas, enfim, a vitória veio e o Atlético está praticamente certo na Libertadores de 2024, seja na pré, seja na fase de grupos.

O jogo

O jogo contra o Grêmio será o último do ano na Arena do Galo. Mesmo que o jogo contra o São Paulo seja com mando de campo nosso, o jogo será no Mineirão por causa dos shows de Paul McCartney nos dias 3 e 4 de dezembro na nossa Arena.

A partida será iniciada às 16 horas do domingo, 26 de novembro, com transmissão da Rede Globo Minas e Premiere.

Bráulio da Silva Machado (FIFA) foi escalado como árbitro, atuando junto com os assistentes também catarinenses Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes. E o árbitro de vídeo será o paranaense Rodolpho Toski Marques (VAR FIFA).

Situação no momento

Com os resultados dos jogos atrasados realizados no meio da semana, o Atlético caiu para o 6º lugar, mas poderá passar pelo menos para o 5º lugar se vencer o Grêmio, já que o ultrapassará nos pontos – seriam 60 a 59 -.

Também no caso de vitória, se o Red Bull Bragantino não vencer o Internacional no Beira-Rio, o Galo o ultrapassará, já que ambos têm 16 vitórias e 16 gols de saldo.

E poderá ainda ultrapassar pelo saldo de gols o Flamengo se ele perder seu jogo contra o América no Parque do Sabiá.

Se vencermos o Grêmio e o Vasco vencer o Athletico em Curitiba a vaga da Libertadores estará matematicamente garantida, já que temos 6 pontos à frente e duas vitórias – que passariam para 9 pontos e 3 vitórias faltando apenas 3 partidas -. Restaria tentar o G4 e a vaga direta para a Libertadores ou até o título. Aliás, a vitória do Vasco seria maravilhosa também em relação a um certo time BBB aí, quem sabe BBBB em breve.

Em caso de derrota ou empate manteremos o 6º lugar.

Segundo o UOL, as chances de título são de 53% para o Palmeiras, 23,8% para o Botafogo, 8,4% para o Flamengo, 7,3% para o Grêmio, 6,4% para o Bragantino e 1,1% para o Atlético. Quem já falou algum dia que “enquanto houver 1% de chance eu tenho 100% de esperança” ou uma frase parecida?

Já lá na parte de baixo da tabela o Corinthians tem 1,2% de chances de ser rebaixado, Inter 3,2%, Santos 4,9%, Vasco 13,7%, Cruzeiro 15%, Bahia 66,1%, Goiás 94,8% e Coritiba 99,99%. O Coxa só fica na série A se vencer todos os jogos e Cruzeiro ou Vasco perderem todos.

História do confronto

O Galo tem larga desvantagem no confronto direto contra o Grêmio, como podem ver na tabela:

Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra Saldo
Geral 79 23 21 35 73 105 – 32
Brasileiro 61 20 16 25 64 80 – 16
Belo Horizonte 39 17 11 11 47 47 0
Aplicativo Ranking do Futebol
Aplicativo Ranking do Futebol

Vejam no print do meu aplicativo Ranking do Futebol as comparações gerais de suas campanhas no Campeonato Brasileiro. Cliquem em qualquer imagem do aplicativo para poder instalá-lo na loja de apps do seu celular.

O artilheiro atleticano é o Marques, com 6 gols. Do atual elenco, Vargas fez dois gols e Zaracho e Hyoran um gol.

Nossas maiores goleadas foram por 3×0 pelos Brasileiros de 2001 e 2004, ambas no Mineirão. Já a maior goleada por parte do Grêmio foi um 0x5 em 1996 no Estádio Olímpico. E sabem quem era o técnico deles? Luiz Felipe Scolari. Que pense bem e coloque o time para jogar para devolver este placar, no mínimo. E pensar que isso aconteceu há 27 anos e o homem ainda está aí.

No primeiro turno perdemos por 0x1 na Arena do Grêmio. Mesmo assim, Felipão tem vantagem quando enfrentou seu ex-clube, tendo vencido 6, empatado 9 e perdido 3.

Lembro de 2002, quando o Atlético já estava classificado para as quartas de final do Brasileiro – o último antes dos pontos corridos – e literalmente entregou o jogo para o Grêmio. Se não fizesse isso, o Cruzeiro do Luxemburgo – que pegou o time numa péssima posição, reforçou o time e foi galgando posições – seria o campeão ainda antes de 2003 e possivelmente seria bicampeão em sequência. Espero que no caso do Bahia precisar de uma vitória contra o Galo na última rodada deste ano para não cair e isso for suficiente para rebaixar o time do lado de lá o nosso time não invente de atrapalhar.

Perdemos a final da Copa do Brasil de 2016 para eles, perdendo a partida de ida no Mineirão por 1×3 (nosso gol foi do Gabriel) e empatamos na volta por 1×1, com um gol digno de um Puskas do Cazares nos acréscimos. O curioso é que na primeira partida o técnico foi o Marcelo Oliveira e no segundo foi o Diogo Giacomini.

Galo

Felipão deve repetir a escalação que vem jogando. Felizmente Paulinho não jogou pela seleção brasileira e Alan Franco só jogou os minutos finais na equatoriana e estão à disposição.

Éverson, que foi substituído por Matheus Mendes contra o Goiás por estar suspenso, volta ao time.

Mariano foi liberado pelo departamento médico e também ficará à disposição, mas o mais certo é que Saravia continue no time titular.

Igor Rabello foi expulso no último jogo e será desfalque.

O time deve ser Éverson, Saravia, Jemerson, Lemos e Arana; Otávio, Alan Franco, Zaracho e Rubens; Paulinho e Hulk. Há quanto tempo não sabemos qual é o time titular na ponta da língua?

Acabei de ler na FalaGalo que o julgamento do Hulk ainda não foi marcado, enquanto o do Igor Rabello, expulso dois jogos depois, já foi marcado e acontecerá na segunda, dia 27 de novembro.. Será a repetição do que fizeram com o Reinaldo em 1977?

Por outro lado, a Itatiaia apurou que existe um prazo de três dias a partir da data da marcação do julgamento. Se fosse feitaa nexta sexta-feira, portanto, o julgamento só poderá acontecer na quarta-feira, dia do jogo, e qualquer punição passaria a valer no dia seguinte. Portanto, Hulk só não vai enfrentar o Flamengo se for expulso contra o Grêmio e se lesionar ao ponto de não ter condições de jogo.

Grêmio

Renato Portaluppi testou um esquema com três zagueiros, Kanemmann, Bruno Uvini e Gustavo Martins, no último treino.

Éverton Galdino e Reinaldo treinaram nas laterais.

Mas as melhores notícias para o técnico são Pepê e Rodrigo Ely, que deixaram o departamento médico e podem ficar à disposição. O mais provável é que o Pepê jogue no lugar de Villasanti, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Pitaco final do Galim

Os 4Rs realmente não pensam em investir no futebol em 2024. A renovação do Mariano mostra, por si só, que eles não têm ambição nenhuma para o próximo ano. Renovar com o Saravia, que alterna maus e bons momentos, até pode ser aceita, é uma posição difícil no mercado. Mas o Mariano não jogou bem nem em 2022 nem em 2023, já está com 37 anos e não consegue ser efetivo nem defensiva nem ofensivamente. Será que o garoto Vitor Gabriel terá oportunidades?

Assisti boa parte do jogo entre Fluminense e São Paulo na quarta-feira e fiquei com inveja do banco dos dois times, ambos cheios de garotos. E os do São Paulo que entraram mudaram a forma de jogar do time, que quase conseguiu empatar o jogo.

Quando veremos nossos garotos tendo oportunidades? Será que pelo menos no campeonato mineiro isso vai acontecer?

GALO, QUEREMOS VER UM GRANDE FUTEBOL, NÃO RETRANCA!

Dica do “Ranking do Futebol”
Aplicativo Ranking do Futebol
Aplicativo Ranking do Futebol

Hoje falarei de outra dica do aplicativo “Ranking do Futebol”.

Quando você selecionar um torneio do continente escolhido, verá diversas opções de estatísticas, sendo uma delas “Ranking 1º ao 10º”.

Trata-se de um ranking de regularidade durante um período do campeonato, já que dá 10 pontos ao campeão, 9 ao vice, 8 ao terceiro, e assim por diante, até dar 1 ponto para o 10º colocado. Este critério foi adotado por muitos anos pela revista Placar, mas já a alguns anos ela aumentou os critérios, incluindo Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana e outros torneios no seu ranking, e abandonou esta ideia.

Veja no print a pontuação do último ano em que o Atlético foi líder desta pontuação. Atualmente o São Paulo tem 244 pontos, o Corinthians 218, Palmeiras 216, Internacional 215 e o Galo tem 211, em 5º lugar, mas deverá ultrapassar o Inter este ano. Se ficar em terceiro lugar ultrapassa também o Timão de Itaquera – em quarto ficam empatados.

No próximo pré-jogo mais dicas, aguarde.

Fotos: Pedro Souza/Atlético
© 2023 Mainframe Produções todos os direitos reservados

 

Daniel Tiburcio (Galim)

Analista de sistemas sempre Atleticano, atuante desde 1970, criador do aplicativo "Ranking do Futebol"