Penúltima etapa e com chance de título, venha, São Paulo!

Penúltima etapa e com chance de título, venha, São Paulo!
Sonhar e acreditar não paga imposto

O pessoal do condomínio até que marcou a assembleia para o horário do jogo contra o Flamengo, mas a patroa foi no meu lugar. E valeu a pena, o Atlético jogou muito bem, muito acima do que jogou contra o Grêmio. Pena que o Felipão percebeu muito tarde que colocar um time com perfil ofensivo para jogar na retranca não estava dando certo. Demorou a liberá-los para jogar mais livremente, da forma que sabem jogar. Na minha opinião ele foi o principal responsável pela perda deste título. Se conferir bem, perdeu tantos pontos bobos quanto o Botafogo nesta paçocada histórica.

A partida da 37ª rodada do Brasileirão será contra o São Paulo, campeão da Copa do Brasil e que na última rodada venceu o Bahia na Fonte Nova por 1×0 e se livrou definitivamente da ameaça de rebaixamento. Não se sabe o que pensam diretoria e torcida, se vão jogar na maciota para não deixar o Palmeiras ser campeão ou para vencer o Galo e beneficiar o rival.

O jogo

Por causa dos shows do Paul McCartney na Arena do Galo nos dias 3 e 4 de dezembro, este jogo acontecerá no Mineirão neste sábado, 02 de dezembro, às 21 horas, com transmissão pelos canais SporTv, SporTv 4k e Premiere.

Sávio Pereira Sampaio (FIFA-DF) foi escalado para ser o árbitro principal, junto com os assistentes Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA). E o árbitro de vídeo será o catarinense Rodrigo D Alonso Ferreira.

Situação no momento

Os resultados da semana colocaram o Atlético no 3º lugar do campeonato, com 63 pontos, mesma pontuação do Botafogo (2º) e Flamengo (4º). A diferença está no saldo de gols, o Fogão com 23 (e 57 gols marcados), nós com 22 (49 gols) e o Urubu 14 (54 gols).

Para ser o 1º terá que vencer o São Paulo e o Palmeiras – que tem saldo de 30 e 62 gols marcados – perder em casa para o Fluminense num total de 9 gols (por exemplo Galo 5×0 e Fluminense 4×0). Neste jogo do Palmeiras o time carioca já avisou vai jogar com reservas para não correr o risco de perder jogadores para o Mundial de Clubes por causa do gramado sintético.

Para ser o 2º, terá que fazer mais pontos que o Botafogo no jogo contra o Cruzeiro – mas, sinceramente, quero que ele não chegue à décima partida seguida sem vencer.

Poderá ainda cair para o 4º lugar se fizer menos pontos que o Flamengo contra o Cuiabá, de novo em casa.

E para o 5º se o Grêmio fizer mais pontos que o Atlético no jogo que fará em casa contra o Vasco.

O G6, ou os times que irão à Libertadores, já está definido, com Palmeiras – já garantido na fase de grupos -, Botafogo, Galo, Flamengo, Grêmio e Red Bull Bragantino, faltando definir os outros três que irão à fase de grupos. Eles se juntam ao São Paulo, campeão da Copa do Brasil, e Fluminense, campeão da Libertadores.

História do confronto

O Atlético tem pequena vantagem sobre o São Paulo em número de vitórias pelo Brasileiro, vejam na tabela:

Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra Saldo
Geral 106 36 34 36 129 144 – 15
Brasileiro 67 24 21 22 74 84 – 10
Belo Horizonte 50 20 19 11 64 54 + 10

Nossos artilheiros são Dario, Diego Tardelli, Jô e Lucas Pratto com 4 gols, seguidos por Carlyle e Guilherme Alves, com 3.

No primeiro turno o Galo venceu no Morumbi por 2×0, gols de Hulk aos 4 minutos de jogo e Pavón aos 23 minutos do segundo tempo. O goleiro foi o Matheus Mendes e do time titular daquele jogo ainda estão nesta condição Saravia, Jemerson, Arana, Paulinho e Hulk.

Aplicativo Ranking do Futebol
Aplicativo Ranking do Futebol

No momento o São Paulo lidera a pontuação geral do Brasileiro, conforme o print do meu aplicativo “Ranking do Futebol”. Cliquem em qualquer imagem do aplicativo para poder instalá-lo na loja de apps do seu celular.

Até 2003 o Galo era o primeiro colocado, só que depois de algumas más campanhas na era de pontos corridos caiu um pouco, mas está se reerguendo, principalmente desde 2020, período que ostenta a melhor campanha, incluindo 2023.

Triste demais lembrar que um dos melhores times da história do futebol brasileiro não tenha sido campeão brasileiro de 1977 – terminado em 5 de março de 1978 -. Craques de bola como Cerezo, Ângelo, Marcelo, Paulo Isidoro e Reinaldo – que cito sempre como o melhor jogador de futebol das galáxias de todos os tempos e ele até curtiu e respondeu no X, ex-Twitter, este meu comentário –. Eles não mereceram ser vice-campeões. Vários destes terminaram como vice também no Brasileiro de 1980 e na Libertadores de 1981 – considerado pelo Google e por um jornal inglês como o maior roubo da história do futebol mundial -. Curiosamente a Alexa da minha TV diz que é a vitória da Inglaterra sobre a Alemanha na Copa de 1966, quando a maioria afirma que a bola que deu o título bateu no travessão e fora do gol.

Galo

Felipão tem problemas para o jogo deste sábado.

Jemerson levou o terceiro cartão amarelo e fica de fora.

Saravia e Maurício Lemos saíram contundidos e também devem ficar de fora. Mariano e Réver são as opções.

Vargas está na transição e não foi relacionado para o jogo contra o Flamengo por precaução, mas deve ser desta vez.

Edenilson, Paulinho e Felipão foram destaques na Bola de Prata ESPN e participaram da seleção da rodada. Será que o Edenilson desencantou?

São Paulo

O técnico Dorival Júnior celebrou a vitória sobre o Bahia – incrivelmente a primeira fora de casa no Brasileiro – e disse que o foco para as partidas contra o Atlético e Flamengo será o mesmo.

Com o time em modo “férias”, são poucas as informações sobre o time que vai jogar nos sites e nas redes sociais, mas tudo indica que repetirá o time que vem jogando.

Pitaco final do Galim

Agora que o time deu uma melhorada o Ricardo Guimarães apareceu. Responsável direto pelo rebaixamento e pelo 6×1, este verme deverá ser o primeiro a dizer que se o Galo tiver oportunidade de rebaixar o rival de novo ele não deve fazer isso “porque é importante para o futebol mineiro ter dois times na Série A”.

Eu acho o título muito difícil por causa da folga que o Palmeiras tem, e difícil também o rebaixamento do Cruzeiro. O Galo, perdendo para eles na Arena, e o Willian Bigode perdendo aquele gol feito para o Athletico praticamente mantiveram o rival.

Para eles caírem, tem que perder as duas, Vasco e Santos vencerem pelo menos uma partida e o Bahia vencer uma e empatar outra, combinação de resultados bem complicada.

Mas que seria bom, isso seria.

GALO, É AGORA! E SE DER PARA REBAIXAR O RIVAL, RODE A FACA!

Dica do “Ranking do Futebol”

Hoje falarei de outra dica do aplicativo “Ranking do Futebol”.

Quando você selecionar um torneio do continente escolhido, verá diversas opções de estatísticas, entre elas “Invictos”, que logicamente vai mostrar os times que não perderam nenhum jogo em alguma edição do torneio selecionado, independente do período escolhido.

Vejam aí a decisão que citei acima, fomos vice-campeões invictos e com dez pontos a mais do que ele

No próximo pré-jogo – o último do ano – mais dicas, aguarde.

Fotos: Pedro Souza/Atlético
© 2023 Mainframe Produções todos os direitos reservados

 

Daniel Tiburcio (Galim)

Analista de sistemas sempre Atleticano, atuante desde 1970, criador do aplicativo "Ranking do Futebol"