Habemus tecnicum! Que venha a glória eterna!

Habemus tecnicum! Que venha a glória eterna!
Quero que o Galo nunca mais abandone o estilo Galo Doido
Técnico novo, vida nova, penta-campeão

Gente, tem coisa melhor do que ser campeão em cima do time vaidoso, ainda mais com mais de 65 mil pessoas no nosso salão de festas?

Mais um título, mais um penta. Tomara que em 2025 o Atlético repita 1983 e conquiste o hexa, depois o hepta, o octa, o ênea e enfim o deca que o América tem.

Gostei do pupilo do “El Loco” Bielsa, Gabriel Milito. É assim que gosto de ver o Galo, sempre em direção ao gol adversário, mesmo que já esteja na frente no placar. O que vimos nos últimos meses, mesmo em 2023, foi exatamente o oposto do futebol. Tem gente que gosta do futebol “reativo”, mas não quero isso no meu time nunca mais.

E gosto também de jogo quarta e domingo, é assim que o time vai se encaixando, muito melhor do que com treinos. E se tiver que poupar que sejam só aqueles jogadores que tiverem aquele famigerado CK ruim, fora isto deve jogar o que tiver de melhor. Já vi muito jogador machucar em treino. Um exemplo foi o Ronaldinho em 2013, machucou quando o time reserva estava em Santa Catarina para o jogo do Brasileiro e quase não foi ao Mundial. O maior erro cometido pelo Cuca foi abandonar aquele campeonato que ganharíamos com os pés nas costas por um Mundial que nunca ganharíamos, mas o projeto pessoal dele pesou mais que a possibilidade do Atlético ser campeão depois de 42 anos e não bem depois, aos 50.

O jogo

Esta partida será a primeira partida internacional a acontecer na Arena do Galo.

Deverá ser também minha primeira vez no novo estádio.

Ela terá início às 19 horas desta quarta-feira, dia 10 de abril.

A arbitragem estará a cargo de uma equipe totalmente peruana. O árbitro será Kevin Ortega, que já atual como 4º árbitro no jogo em que o Atlético venceu o River Plate por 3×0 na Libertadores de 2021. Os auxiliares serão Michael Orue e Jesus Sanchez. No VAR estará Augusto Menendez.

Situação no momento
<strong><em>Aplicativo Ranking do Futebol</em></strong>
Aplicativo Ranking do Futebol

Ambos venceram na rodada de estreia no grupo G da Libertadores, mas o Galo está na liderança por ter goleado por 4×1, enquanto eles venceram o Peñarol por 1×0. Veja a situação atual do grupo no print do meu aplicativo “Ranking do Futebol”. Clique na foto e baixe no seu celular, seja Android ou iOS.

Uma vitória do Atlético será fundamental para as pretensões do clube, já que o grupo não é tão forte e ficar com a melhor campanha não é impossível.

O Peñarol, apesar de estar na liderança do fraco campeonato uruguaio, não é a mesma potência de antigamente, foi cabeça de chave por causa do seu histórico, não pelo momento atual. Ele tem 5 títulos, incluindo a primeira edição, mas o último foi em 1987.

História do confronto

Atlético e Rosário Central já se enfrentaram 6 vezes, sendo 4 em Belo Horizonte, 1 em Rosário e outro em Cuiabá, pela Super Copa Conmebol que aconteceu em 1996 e terminou em 0x0.

O primeiro jogo foi em 1946, no antigo Estádio Antônio Carlos, que ficava onde hoje é o Shopping Diamond Mall que foi tomado de assalto do clube. Perdemos este jogo amistoso por 3×4.

Já na Copa Conmebol foram quatro jogos, dois na edição de 1995 e dois na de 1998.

Em 1995 foi um ano trágico, pois vencemos no Mineirão por 4×0, o que nos levou a acreditar no que seria o segundo título, já que fomos campeões em 1992 – e depois em 1997 -. No entanto, ele agiram bem parecido com o que fizeram no jogo de estreia na atual Libertadores com o time e os torcedores do Peñarol e venceram na volta pelos mesmos 4×0 e venceram nos pênaltis.

Aliás, jogar contra argentinos e ser agredido já é histórico. Na Conmebol de 1997 foi uma guerra em Lanús, com o técnico Leão ficando com o rosto bem machucado e outros jogadores também machucados, mas vencemos por 4×1 e fomos campeões com o empate em 1×1 no Mineirão. Já em 2013 vencemos o Arsenal de Sarandi lá e aqui pelo mesmo placar de 5×2, mas no final do jogo no Independência teve muita briga. Não por acaso o Galo perdeu a última partida da fase de grupos do São Paulo, preferindo enfrentar o time paulista nas oitavas ao time argentino – e também o The Strongest da Bolívia, por causa da altitude -.

Galo

Depois que nosso técnico Milito entrou com três volantes contra o Cruzeiro na finalíssima do Mineiro eu não queria arriscar uma escalação, mesmo sabendo que não há nenhum problema físico com nossos jogadores.

Mas não vejo como fugir de Éverson, Saravia, Fuchs, Jemerson e Arana; Battaglia, Alan Franco, Zaracho e Igor Gomes; Paulinho e Hulk.

Sempre achei que o Igor Gomes joga melhor quando entra no segundo tempo, e isto se confirmou no último jogo. Pode ser também que Scarpa ou Alisson sejam escalados.

Não estou mais preocupado, o técnico saberá o que fazer.

Rosário Central

O técnico Miguel Russo priorizou a Libertadores e usou um time alternativo contra o River Plate pela 13ª – e penúltima – rodada da Copa da Liga Argentina, que é um dos torneios que definirão os clubes que jogarão as copas sul-americanas de 2025. Ele está em 10º lugar do grupo A, que tem 14 clubes, e tem nove pontos a menos que o Talleres, que é o 4º colocado, última posição que se classifica para as quartas de final.

O time marcou com Lautaro Giaccone já no segundo tempo mas levou a virada e perdeu por 2×1, gols de Miguel Borja.

O que se espera é que haja alguma punição ao clube pelas cenas de violência ocorridas contra o Peñarol. Um jogador teve que ser levado ao hospital depois de levar uma pedrada vinda da arquibancada e vários torcedores se machucaram com a grade que foi lançada por torcedores “auriazules” da parte superior das arquibancadas. A Conmebol já abriu um processo para investigar o ocorrido. As possíveis punições vão desde advertência ou multa ou fechamento parcial ou total do estádio, além da desclassificação do torneio – incluindo exclusão de futuras competições -.

Pitaco final do Galim

Que alívio não ter um ex-técnico que odiava o clube, dava patada nos jornalistas e xingava a torcida.

Que alívio ter um técnico que sabe o que é um clássico, que conhece futebol e que com poucos dias mudou o time da água podre para o vinho de primeira qualidade.

Só espero que a torcida tenha paciência e aceite um dia em que ele colocar três volantes mesmo que precise vencer um jogo.

PELA NOSSA SEGUNDA LIBERTADORES, GALO!

Foto: Pedro Souza/Atlético
© 2024 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Daniel Tiburcio (Galim)

Analista de sistemas sempre Atleticano, atuante desde 1970, criador do aplicativo "Ranking do Futebol"

Um comentário em “Habemus tecnicum! Que venha a glória eterna!

  1. Fala Galim! Pentacampeão! Não estava dando tanto valor ao campeonato mineiro, mas o Zerim provocou a vontade de ganhar. Como sempre, foram arrogantes, jogadores e torcedores. Eles não aprendem e continuam se achando superiores. Foi ótimo como aconteceu, de virada e diante de 61.000 torcedores rivais.
    Gostei demais do técnico Milito, se o Galo é doido, nada melhor do que ter um técnico doido. Hehehe
    O técnico mudou o esquema do time 3 vezes (começo, meio e fim da partida) e você sente que ele tem leitura de jogo e do adversário nas entrevistas, que são ótimas. Que diferença de entrevista em comparação ao antigo treinador. Pra fechar o título, os jogadores do Zerim gostam de provocar, mas não aceitam provocação. Jogadores pequenos que se acham grandes.
    Sobre o jogo de hoje, que você traga sorte para o nosso Galo na Arena MRV. Aproveite o momento, você merece muito. O Galo tem que continuar a crescente no futebol e garantir a vitória hoje em cima do Rosário Central. Na Libertadores, a classificação geral é muito importante para as próximas fases.

Comentários estão encerrado.