Depois do vexame vamos encarar o carrasco dos últimos anos, o Palmeiras

Depois do vexame vamos encarar o carrasco dos últimos anos, o Palmeiras
O sobe e desce na tabela precisa acabar contra o Palmeiras

Perdida a invencibilidade na Arena do Galo, o Atlético vai – de novo – tentar subir na tabela e, quem sabe, chegar próximo a uma das vagas para a Libertadores de 2024. Para facilitar isto, será bom se Fluminense e Fortaleza forem campeões, respectivamente, da Libertadores e da Sul-Americana para abrir duas novas vagas. Quem diria, logo eu, que chamo o primeiro de CBFlu ou FlorminenC, torcer para isto.

Mais uma vez começo este pré-jogo desanimado. Por que um time tido e havido como candidato ao título joga com tanta displicência? Não adiantou nada o Galo ter a melhor campanha e o Coxa a pior antes do jogo, o placar foi justo, pesar da fragilidade do adversário.

Espero que ganhemos de pouco, para economizar gols para o jogo seguinte, contra o ex-rival.

O jogo

O jogo acontecerá na quinta-feira, 19 de outubro, no Allianz Parque, e terá início às 19 horas.

A arbitragem estará na responsabilidade de um trio carioca, com Bruno Arleu de Araújo no apito e os auxiliares Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha. O árbitro de vídeo será o paraibano Wagner Reway.

Situação no momento

A melhor posição que o Atlético pode chegar é o 6º lugar se vencermos e os três resultados abaixo acontecerem:

  • O Fortaleza não vencer o Vasco fora de casa;
  • O Fluminense não vencer o Corinthians no Maracanã;
  • O Athletico não vencer o Grêmio no Sul.

Um empate pode nos levar ao 7º lugar se Fluminense e Athletico perderem.

Se perdermos permaneceremos em 9º, já que o São Paulo, primeiro time que nos segue na tabela, tem 5 pontos a menos.

Continuemos torcendo!!! No meu caso, torço demais, mas sempre com o pé atrás por causa do esquema ridículo utilizado pelo desaposentado.

PS: tem uma combinação de resultados aí que pode levar um time aí para 16º lugar a um ponto do Z4, torçamos por isso também. Para isso o ideal é o Flamengo vencê-lo. Poxa, torcer pro framengo também?

História do confronto

Os números do Galo contra o Palmeiras mostram inferioridade, conforme mostra a tabela abaixo:

Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra Saldo
Geral 95 30 24 41 106 123 -17
Brasileiro 61 21 14 26 68 72 -4
São Paulo 41 9 10 22 38 64 -26

Na história do Brasileiro, o Galo está na frente em pontos, mas o aproveitamento é menor, como podem ver no print do meu aplicativo Ranking do Futebol.

Que um milagre aconteça e o time jogue muito mais do que tem jogado e vença, para nossa alegria.

Um dos principais confrontos foram em 1997, quando os enfrentamos três vezes pelo Brasileiro. Na primeira rodada da 1ª fase perdemos por 0x1, na estreia do Marques, gol do Alex de uma falta que não existiu. Já na segunda fase, dividida em dois grupos de 4 clubes, perdemos aqui em BH por 0x1 e lá em São Paulo por 1×2. Não me lembro em qual dos jogos tivemos um gol legítimo anulado, com a bola vindo da linha de fundo. No outro jogo eles tiveram um gol irregular validado e foram à final – perderam para o Vasco em dois empates por 0x0.

Naquele ano Edmundo passou a ser o maior artilheiro em uma edição do campeonato, com 29 gols, um a mais que nosso maior ídolo Reinaldo, que fez 28 em 1977. Na média por jogo Reinaldo ainda é inalcançável. Atualmente o maior artilheiro é Washington, que fez 34 gols em 2004 pelo Athletico. Vejam isto e muito mais no aplicativo Ranking do Futebol.

Galo

Sem vitória contra o Palmeiras nos últimos 10 jogos e com 7 anos sem vencê-lo em São Paulo – nossa última vitória lá foi por 1×0, gol do Leandro Donizete, jogo que assisti pelo celular no aeroporto de São Paulo -, o Galo tem vários problemas para o jogo.

Mariano não vai jogar depois da contusão contra o Coxa e na minha opinião não volta tão cedo.

Arana jogou parte do jogo da seleção brasileira contra o Uruguai pelas eliminatórias da Copa 2026 e não se sabe se terá condições para jogar no Allianz, mesmo que a viagem do Uruguai diretamente para a capital paulista seja bem tranquila. Se não jogar, Rubens deve ser escalado.

Outro problema é com os jogadores pendurados. Além do Mariano, o zagueiro Maurício Lemos, o volante Otávio e o meia/lateral Rubens também estão com dois cartões amarelos e ficariam de fora do ex-clássico caso levem o terceiro contra o Porco. Será que o Felipão vai arriscar jogar sem algum deles?

Palmeiras

Já o Palmeiras não vence há mais de um mês e quer se reabilitar neste jogo para se manter na briga pelo G4 e até mesmo pelo título.

Ao que parece a entrevista da presidente Leila Pereira confrontando-se com as torcidas organizadas deu paz ao elenco, que treina com mais tranquilidade.

O garoto Endrick deve ser titular depois de quatro meses.

Fora isso, a única notícia nos principais sites é da proposta de um contrato de quatro anos para o Bruno Henrique, do Flamengo. E que o salário mensal será de R$ 2 milhões. Onde isso vai parar?

Pitaco final do Galim

Uma dúzia de jogos até o final do Brasileirão e até hoje não tivemos uma boa partida sequer sob o comando do Scolari.

Até quando vamos aturar este técnico ultrapassado?

Com a freguesia que mostrei acima, outra derrota parece iminente. Se for para perder, que seja de goleada para ver se ele cai, única alternativa que vejo para o time evoluir.

Aí virão os que defendem que trocar técnico no meio do campeonato é burrice e eu até concordaria se tivéssemos alguma perspectiva com o que vemos.

O que vocês acham?

GALO, PARA CIMA DO PORCO, É NOSSA ÚNICA OPÇÃO, VENCER OU VENCER!

Fotos: Pedro Souza/Atlético
© 2023 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Daniel Tiburcio (Galim)

Analista de sistemas sempre Atleticano, atuante desde 1970, criador do aplicativo "Ranking do Futebol"