Boa atuação anima para o clássico decisivo Galo x Cruzeiro

Boa atuação anima para o clássico decisivo Galo x Cruzeiro
Atletico tem, mais uma vez, a chance de jogar o Cruzeiro para o Z4 do Campeonato Brasileiro

O Atlético do Felipão é realmente imprevisível. Se no jogo anterior o Galo era o primeiro do segundo turno e o Coxa era o último e conseguimos perder na nossa arena, desta vez encaramos o Palmeiras, que não vencíamos nas últimas dez partidas e em São Paulo há sete anos, e foi uma ótima atuação, coisa que não havia acontecido sob a direção do Scolari.

O gol do Hulk no início deve ter colocado o atleticano com a pulga atrás da orelha, pois sempre que isto aconteceu o desaposentado recuava o time e era sufoco em cima de sufoco. Imaginem ficar 89 minutos mais os acréscimos com um time da qualidade deles em cima? Será que foi o Felipão que manteve o time em cima ou foi decisão dos jogadores? Perdemos ainda alguns gols, como um com o Otávio e um chutaço do Alan Franco no travessão.

Já no segundo tempo um lançamento sensacional do Saravia – um dos melhores em campo – para o Paulinho, que ainda estava no nosso campo, facilitou as coisas e ele balançou a rede na cara do goleiro da seleção Weverton.

Agora temos o ex-rival pela frente na Arena do Galo. Espero que o time não jogue como jogou em todas as partidas contra eles desde que foram rebaixados. Na primeira partida conseguimos perder para o pior time da história deles. Muitos falam que será o jogo da vida deles, mas não aceito sequer empate. Quando estiveram por cima nos golearam por dois 5×0 seguidos, sem dó nem piedade.

E curiosamente agora somos o vice-líder do returno e o adversário é o vice-lanterna, que esta seja a única coincidência.

O jogo

A partida terá início às 16 horas do domingo, 22 de outubro, na Arena do Galo – repito que sempre chamarei assim -.

O trio de arbitragem será composto pelos catarinenses Ramon Abatti Abel – no apito – e Alex dos Santos e pelo paranaense Bruno Boschilia. No VAR estará o conhecido Rafael Traci, também catarinense.

Situação no momento

Desta vez o Atlético poderá entrar no G4 se vencer e Grêmio, Palmeiras e Athletico não vencerem seus jogos contra São Paulo, Coritiba e Botafogo, respectivamente, todos jogando fora de casa. Basta um empate deles.

Um empate também pode nos levar ao 4º lugar se os times citados perderem, o Fortaleza não vença o Bahia e o Fluminense perca para o Red Bull, ambos fora de casa. Complicado, não é?

Espero que o time vença até com tranquilidade por causa da diferença técnica e da situação caótica do adversário. O único resultado que não foi ruim para eles na rodada do meio de semana foi o Santos perder em casa, se tivesse empatado também teria ultrapassado o tri – em breve tetra – série B.

História do confronto

Vejam os números das partidas em que eles se enfrentaram:

Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra Saldo
Geral 519 210 138 171 734 651 +83
Brasileiro 66 26 20 20 89 83 +6
Aplicativo Ranking do Futebol
Aplicativo Ranking do Futebol

Na história do Brasileiro, o Galo está na frente em tudo, exceto nas derrotas nos gols sofridos, como podem ver no print do meu aplicativo Ranking do Futebol. O motivo destes quesitos é que jogamos 100 partidas a mais que eles.

Vou falar pouco sobre a história, só que ganhamos nossa primeira Copa do Brasil em cima dele onde os jogos mais fáceis foram exatamente os das finais. Já as quartas e as semifinais foram as mais épicas de todos os tempos.

E que em 2011 o resultado foi comprado. Ponto.

Galo

O único jogador que está suspenso é o reserva Rubens, que enfim foi lembrado pelo Felipão e jogou inicialmente de meia – sua posição original – ao entrar no lugar do Igor Gomes e depois voltou à lateral quando Arana deixou o campo, já depois que o jogo estava 2×0. Lembrando que Arana tinha jogado pela seleção na terça-feira quase todo o segundo tempo.

Pelas notícias mais recentes, Battaglia e Pedrinho treinaram normalmente e isto pode ser problema para o técnico de maneira positiva, já que terá mais de uma opção em algumas posições.

Eu acredito que o Battaglia volta, mas no lugar de quem, Otávio ou Alan Franco?

Pedrinho tem que voltar no lugar do Igor Gomes?

Pavón no do Zaracho?

Acredito que ele vai escalar Éverson, Saravia, Lemos, Fuchs e Arana; Battaglia, Otávio e Igor Gomes; Zaracho (Pavón), Hulk e Paulinho.

Cruzeiro

Depois do jogo contra o Flamengo a torcida vaiou o time, o técnico Zé Ricardo e o dono da SAF, Ronaldo, e mais manifestações estão marcadas para os próximos dias. Será que alguma coisa vai abalar ainda mais a confiança do time e da torcida?

O Cruzeiro teve três baixas na derrota para o Flamengo: Palacios, Marlon – que é um de seus melhores jogadores – e Wesley foram punidos com o terceiro cartão amarelo e não conhecerão o gramado da Arena do Galo.

William pode voltar depois de ser preservado por causa de um choque de cabeça contra o Cuiabá.

Devem voltar ainda o zagueiro Lucas Oliveira e o volante Filipe Machado, que estavam suspensos.

Sinceramente, não conheço jogador nenhum no time deles, apenas o Lucas Silva.

Aplicativo Ranking do Futebol
Aplicativo Ranking do Futebol
Pitaco final do Galim

É necessário – infelizmente não acredito que será agora – devolver aquela goleada de 2011, mesmo que seja pelo mesmo placar. Imaginem domingo um 6×1 que os afundaria para o Z4 e não teria o argumento de muita gente – incluindo eu – de que foi um resultado vendido?

Tenho enviado tweets para alguns jogadores do Atlético falando para que eles entrem com sangue nos olhos, faca nos dentes, coração na ponta da chuteira para devolver a goleada, quem sabe eles se inteirem da nossa história e tentem fazer isso.

GALO, É HORA DE JOGAR A PÁ DE CAL SOBRE O EX-RIVAL!

Dica do “Ranking do Futebol”

A partir de hoje vou dar umas dicas de utilização do aplicativo Ranking do Futebol.

Na primeira tela são apresentados os continentes que possuem clubes ou torneios cadastrados, separando o Brasil, por ter muitos campeonatos, e ainda os Estaduais, para que não tenho torneio demais no Brasil.

A última opção desta tela é “Fundação”, que mostra os times que fazem aniversário na data que você escolher, sendo que de primeira ele mostra os aniversariantes do dia. Você pode selecionar o dia e o mês que desejar pesquisar, por exemplo para saber quais clubes fazem aniversário no dia do seu aniversário. É uma “perfumaria” que incluí no app.

Veja no print os aniversariantes de 25 de março, aniversário do nosso Galão.

Fotos: Pedro Souza/Atlético
© 2023 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Daniel Tiburcio (Galim)

Analista de sistemas sempre Atleticano, atuante desde 1970, criador do aplicativo "Ranking do Futebol"

Um comentário em “Boa atuação anima para o clássico decisivo Galo x Cruzeiro

  1. O favoritismo técnico é traiçoeiro. O melhor time fica tranquilo demais e o pior time entra com muita vontade. Isso pode anular a diferença e influenciar no resultado.
    Lembro que naquele 6×1 em 2011 o GALO já estava de férias, relaxou demais, o rival precisava do resultado, entrou com a faca nos dentes, fez um gol, sentiu que estava fácil e continuou atacando.
    Espero que o Felipão use a experiência para saber alertar o time na palestra e evitar surpresas.

Comentários estão encerrado.