Robin Hood do campeonato tem adversário finalista da Libertadores, o Fluminense

Robin Hood do campeonato tem adversário finalista da Libertadores, o Fluminense
Sobe e desce deixa uma dúvida, ganha ou perde para o Fluminense?

Até pedi dispensa para o Júlio Lazzarotti no pré-jogo do Bragantino pelo desânimo depois do clássico. É inadmissível um time qualificado – pelo menos no papel – não jogar bem contra eles uma vez sequer desde que caíram para a série BBB, chegando ao ponto de perder o primeiro jogo em 2020 para o pior time que tiveram em sua história. Nos sete jogos anteriores a este último pelo menos não tínhamos perdido, e fomos perder exatamente no jogo que fica para a história, o primeiro clássico da Arena do Galo – ah, que vontade de chamar de Arena Kalilzão.

Jogar neste estilo retranqueiro – que muitos insistem em chamar ridiculamente de reativo – não faz parte da nossa história. Na minha opinião o Felipão é o pior técnico que trabalhou no Galo. Sim, eu o considero pior que Micale e Dudamel, entre outros. Fora Felipão!!! Contra o Bragantino ele colocou o Jemerson para mostrar que quem manda é ele. No final da partida ainda tripudiou da torcida. Cadê a Galoucura para dizer que ele não é bem-vindo? Ah, eles também são amansados pelos 4Rs.

Para o próximo jogo, contra o Fluminense, o que devemos esperar?

Vejo três situações:

  • Uma atuação ridícula por ser em casa – mesmo nas vitórias o futebol foi pífio – ?
  • Se o Fluminense vier com o time titular uma atuação razoável por ser um adversário que pelo menos aparece na primeira página da tabela?
  • Ser engolido pelo time reserva deles? Os meninos de Xerém correm muito e vão dar trabalho. No clássico o Saravia passou aperto com os meninos do time azul.

Impossível dizer. O que vocês acham? Comentem.

O jogo

Mais uma vez vamos jogar às 21 horas de um sábado, dia 28 de outubro, na nossa – será que posso dizer que é nossa? – arena.

O quarteto de arbitragem será todo paulista. No apito estará o controvertido Raphael Claus (FIFA) e nas bandeiras Neuza Inês Back (FIFA) e Marcelo Carvalho Van Gasse. No VAR estará Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA).

Situação no momento

Ainda em 7º lugar, depois dos resultados de quarta-feira, o Atlético pode chegar a 5º se vencer e Athletico e Grêmio não vencerem São Paulo e América, respectivamente – o primeiro em casa e o segundo aqui em Belo Horizonte.

Em caso de empate, manteremos a sétima colocação.

Se formos derrotados, seremos o 8º, sendo ultrapassados exatamente pelo Fluminense.

História do confronto

Os números do Galo contra o “pó de arroz” mostram a nossa superioridade, vejam a tabela:

Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra Saldo
Geral 102 41 30 31 159 144 +15
Brasileiro 62 26 19 17 95 80 +15
Belo Horizonte 56 28 17 11 100 62 +38

Na história do Brasileiro, o Galo está bem na frente em quarto lugar geral, enquanto o adversário está em décimo – vejam no print do meu aplicativo Ranking do Futebol.

Lembro-me muito de 2012, quando o Atlético venceu o primeiro turno e caiu de produção no segundo, com uma única vitória fora de casa. Além disso, quando o Fluminense chegou perto, a arbitragem agiu escandalosamente, seja a favor dele ou contra o Galo, e eles acabaram campeões.

Galo

O Atlético voltou a ser o melhor mandante do Brasileiro depois da vitória sobre o Bragantino, empatado com o Flamengo, mas com saldo de gols melhor – incríveis 8 x 0.

Hulk completou 1000 dias de Galo no dia 26, grande feito. Neste tempo ele quebrou recordes e somos muito gratos a ele. Mas ultimamente não tem feito grandes atuações.

Battaglia fez uma artroscopia no joelho direito para tratamento de lesão no menisco lateral e já começou a fisioterapia, mas dificilmente jogará ainda em 2023.

Alan Kardec – contratação que critiquei desde que foi anunciado – também está fora por tempo indeterminado. Eles se juntam ao Vargas. Mariano foi liberado para a transição e Edenilson já está treinando.

Maurício Lemos e Zaracho voltam de suspensão e devem retornar ao time. Resta saber quem sairá para eles entrarem, provavelmente serão Jemerson – se a pirraça do técnico deixar – e Rubens ou Igor Gomes, que começaram jogando em Bragança Paulista.

Fluminense

Cogita-se que o Fluminense possa poupar jogadores no jogo contra o Atlético, visando a final da Libertadores que acontecerá no sábado seguinte, 4 de novembro, contra o Boca Juniors, a princípio no Maracanã. Como na terça-feira ainda terá pela frente o Bahia pela 31ª rodada, pode ser que jogue completo na Arena do Galo e poupe neste jogo.

Germán Cano e Ganso são desfalques certos, pois levaram o terceiro cartão amarelo na goleada de 5×3 no Goiás. Este pode ser um argumento para que outros titulares joguem aqui em Belo Horizonte.

Espero que Samuel Xavier, Guga e Keno não joguem, não quero lei do ex para cima do Atlético. Nem que o Felipe Melo jogue, aquele ali não é um jogador de futebol, é um troglodita.

Pitaco final do Galim

Felipão, além de tripudiar da torcida na entrevista pós-jogo, citou que tinha vários garotos da base no banco para querer demonstrar a dificuldade que teve nas substituições. O que tem isto a ver? Qualquer atacante da base jogaria melhor que o Kardec, que jogou apenas 5 partidas completas – se bem que “jogou” signifique apenas que esteve em campo, não que foi efetivo.

Vemos vários times lançando meninos em seus times e muitos se dando bem demais. Por que só o Galo não pode?

A CBF prorrogou o final do Brasileiro para 6 de dezembro, inicialmente seria no dia 3. O motivo alegado é de que com os adiamentos dos jogos por causa das competições da Conmebol as datas ficaram raras.

GALO, QUE TAL SÓ VENCERMOS DAQUI PARA A FRENTE? ESTAMOS CANSADOS DESTE SOBE E DESCE!

Dica do “Ranking do Futebol”

Vamos à segunda dica do aplicativo “Ranking do Futebol”.

Quando você selecionar um continente – ou “Brasil” ou “Brasil Estaduais” – na tela inicial, surge a lista de torneios que fazem parte dele. Antes desta lista, no entanto, aparecem as opções “Aproveitamento do Ano”, “Campeões do Ano” e “Clubes por Cidade”.

Na primeira opção serão apresentados os clubes que participaram pelo menos de um dos torneios do continente no último ano, e você poderá escolher qualquer ano para pesquisar. São mostrados também a soma das informações em todos os jogos que o clube participou, independente da competição.

Para mudar a ordem – inicialmente são mostrados em ordem decrescente de aproveitamento; vejam no print que é a coluna selecionada – clique nos campos P (Pontos), J (Jogos), V (Vitórias), GP (Gols Pró), S (Saldo) ou Apr (Aproveitamento) de qualquer clube e os dados serão reapresentados na ordem escolhida.

Curiosamente o time que ficará em primeiro lugar em 2023 será o Rio Branco do Acre. Aí você me pergunta se é justo um time que só enfrentou times fracos pode competir com os grandes clubes, não é? Pois eu respondo. Primeiro, números são muito frios, devemos respeitá-los. Em segundo lugar, este clubes enfrentaram outros clubes do seu nível, então acho justo eles aparecerem também.

É possível também selecionar campanhas do feminino ou da base, simplesmente trocando Masculino por estas opções.

Este print mostra que o nosso Galão teve o melhor aproveitamento em 2021, o melhor ano da nossa história.

Fotos: Pedro Souza/Atlético
© 2023 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Daniel Tiburcio (Galim)

Analista de sistemas sempre Atleticano, atuante desde 1970, criador do aplicativo "Ranking do Futebol"