Pior participação dos últimos anos. Penta é possível?

Pior participação dos últimos anos. Penta é possível?
Praticamente classificado para a semifinal do Mineiro, o Atlético faz a sua pior participação dos últimos anos. Penta é possível?
O que esperar deste (bom) time?

Praticamente classificado para a semifinal do Mineiro, o Atlético encara em clube jovem – fundado em 21/05/1998 – mas que já foi campeão mineiro em 2005 – ano em que o Galo foi quarto colocado, atrás ainda do Cruzeiro e da URT.

É uma vergonha estar longe dos outros três classificados e ainda mais por não estar matematicamente classificado. Mas é bom ser apenas o 4º colocado geral, quem sabe precisando vencer pelo menos uma das partidas da semifinal e de uma eventual final faça este time criar os brios que ainda não teve para buscar o tetra-campeonato. Para mostrar meu sentimento atual, com este arremedo de técnico acho bem difícil isto acontecer, a não ser que os próprios jogadores se empenhem o necessário.

O jogo

Atlético e Ipatinga se enfrentarão neste sábado, 3 de março, na Arena do Galo.

A partida terá início às 16:30 e será transmitida pela Rede Globo Minas pelo menos para a região metropolitana de Belo Horizonte e pelo Premiere para todo o mundo.

O trio de arbitragem será composto por Murilo Francisco Misson Júnior no apito e Pablo Almeida Costa e Leonardo Henrique Pereira como assistentes. No VAR estará Michel Patrick Costa Guimarães.

Situação no momento

Cruzeiro e América, líderes dos grupos A e C, respectivamente, e Tombense, já garantido como segundo melhor colocado – podendo ainda ser líder do A -, já estão matematicamente classificados.

A última vaga está entre Galo, Uberlândia e Villa Nova, com 11, 8 e 8 pontos. Para o Atlético não se classificar, ele teria que perder por um gol de e pelo menos um dos outros dois dar uma sonora goleada.

Se o Atlético perder por um gol de diferença, o Uberlândia teria que golear o time azul por 6 gols de diferença, ou o Villa golear o Democrata por 8 de diferença – ambos jogam fora de casa.

Se o campeonato terminasse agora, teríamos o clássico mais tradicional de Minas numa das semifinais e na outra América x Tombense – que se enfrentam na última rodada -, e acho que dificilmente isto vai mudar.

Será que desta vez venceremos os rivais na nossa casa?

História do confronto

O Galo tem grande vantagem sobre o Ipatinga, com 12 vitórias, 4 empates e 3 derrotas nos 19 jogos.

Marcamos 35 gols e sofremos 23, com saldo positivo de 12 gols.

Os principais artilheiros são Guilherme, com 4 gols, e Muriqui, com 3.

Na última vez que se enfrentaram vencemos por 1×0 na 3ª rodada do Mineiro de 2023, com gol de Rubens (foto) aos 43 minutos do segundo tempo – nada mudou de lá pra cá -.

Este regulamento, com times só jogando contra as equipes de outros grupos, já provou ser injusto, para não dizer ridículo. Ele é utilizado há tempos no Pará – com o mesmo número de clubes, mas com quartas de final – e no campeonato paulista, com a diferença de serem 4 grupos com 4 clubes cada -.

Para vocês terem ideia, a primeira fase do paraense terminou com os 4 clubes do grupo A com saldo negativo de gols – o líder deve 3 gols -.

E em São Paulo os clubes do grupo A têm 22, 7, 6 e 5 pontos, enquanto os lanternas dos grupos C e D têm 10 e 11 pontos, respectivamente, sendo que este último não tem mais possiblidade de se classificar para as quartas de final.

É por essas e tantas outras coisas que afirmo que o Brasil não será campeão mundial tão cedo, para não dizer que nunca mais será.

Galo

Maurício Lemos e Igor Rabello fizeram corrida em volta do campo, enquanto Mariano e Zaracho faziam fisioterapia. Não há prazo para o retorno dos quatro.

O técnico não terá desfalques por contusão, mas Hulk, Paulinho, Arana, Otávio e Saravia estão pendurados com dois cartões amarelos e quem for punido com o terceiro contra o Ipatinga ficará de fora da primeira partida da semifinal. Nas semifinais todos os cartões serão zerados.

Alisson chegou a ser poupado de um treino por desgaste muscular, mas já retornou aos treinos na quarta-feira.

Cogita-se que Vargas poderá ser escalado como titular contra o Ipatinga. Será no meio, que é a posição que ele sempre jogou ou no ataque? Quem sairia para ele entrar? O que você acha disso?

Ipatinga

Precisando vencer para escapar do triangular que definirá os dois clubes rebaixados ao Módulo II, o Ipatinga precisa realizar um feito então inédito na história: vencer o Atlético em Belo Horizonte, onde conseguiu apenas dois empates nos oito jogos realizados.

Pitaco final do Galim
<strong><em>Aplicativo Ranking do Futebol</em></strong>
Aplicativo Ranking do Futebol

Fora das 4 linhas, o Atlético prepara um recurso junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), na FIFA, para evitar um possível transfer ban no caso do colombiano Dylan Borrero. O julgamento está marcado para a próxima sexta-feira, dia 8. Dylan entrou com o recurso pedindo o pagamento de 336 mil dólares mais juros de 5% ao ano desde 19/06/2023. O Galo questiona este valor, atualmente de 2 milhões de reais.

Depois que os quatro ratos assumiram o Galo, acabou aquela frase “entra jogador, sai torcedor”?

Quanto aos patrocínios que o clube tem, são os piores de praticamente todos os clubes da série A e até de alguns da B, seja no master, seja nos menores, seja no naming rights. Mas os mecenas não são empresários? Nas empresas deles é assim também?

Para baixar meu aplicativo “Ranking do Futebol” clique na imagem e baixe no seu celular, seja Android, seja iOS.

ENQUANTO ELE NÃO SAI, FORA FELIPÃO!

Foto: Pedro Souza/Atlético
© 2024 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Daniel Tiburcio (Galim)

Analista de sistemas sempre Atleticano, atuante desde 1970, criador do aplicativo "Ranking do Futebol"