América no caminho de novo, desta vez com a vantagem do nosso lado

América no caminho de novo, desta vez com a vantagem do nosso lado
Nem quero que o time esmague o adversário para não iludir ninguém

Pela terceira vez na temporada temos o “Mequinha” pela frente, pela segunda vez com o mando de campo deles por causa da melhor campanha na primeira fase.

<strong><em>Aplicativo Ranking do Futebol</em></strong>
Aplicativo Ranking do Futebol

No caso de alcançarmos a vitória, será a 19ª final consecutiva. A última final que não participamos foi em 2005, quando o Ipatinga venceu o Cruzeiro e ganhou seu único título.

Veja no print do meu aplicativo “Ranking do Futebol” quais foram os campeões de lá para cá. Clique na imagem para instalá-lo no seu celular, seja Android ou iOS.

Além disto, iremos em busca do terceiro penta campeonato da nossa história. Os anteriores foram de 1952 a 1956 e depois de 1978 a 1982 – que chegou ao hexa em 1983 -. Fora o Atlético, o Cruzeiro foi penta de 1965 a 1969 e o América chegou a ser deca campeão de 1916 a 1925.

O jogo

América e Atlético se enfrentarão neste domingo, 17 de março, no Independência, palco do antigos refrões “Caiu no Horto, tá morto” e “Eu Acredito” que nos levaram à conquista da Libertadores de 2013.

A partida terá início às 19:00 e será transmitida exclusivamente pelo Premiere.

O trio de arbitragem terá André Luiz Skettino Policarpo Bento no apito. Será seu primeiro jogo do Galo no campeonato, no qual apitou a vitória do nosso adversário sobre o Cruzeiro por 2×0 no Mineirão. Os assistentes serão Felipe Alan Costa de Oliveira e Magno Arantes Lira. No VAR estará Wagner Reway.

No primeiro jogo a arbitragem foi de fora de Minas Gerais, mas desta vez será com arbitragem mineira.

Situação no momento

Desta vez a vantagem foi invertida pela vitória no primeiro jogo por 2×0, gols de Paulinho e Hulk – 100º gol dele com a gloriosa camisa do Clube Atlético Mineiro (foto) -.

Por poder ser derrotado com até um gol de diferença eu nem exijo uma vitória do Galo, pois isto só serviria para nos iludir que o time está muito bem e que o péssimo técnico ainda pode fazer o time jogar o futebol que encanta a torcida por mais de um século. Nem uma derrota por um gol de difereça me deixará triste.

O América não vence o Atlético por dois ou mais gols de diferença desde 2001, quando venceu por 4×1 e se tornou o campeão mineiro. A última virada que tomamos foi em 2018, quando o Cruzeiro reverteu o 3×1 do primeiro jogo e venceu por 2×0, sagrando-se campeão.

História do confronto

O Galo tem grande vantagem sobre o América, com 212 vitórias, 108 empates e 105 derrotas nos 425 jogos.

Marcamos 741 gols e sofremos 518, com saldo positivo de 223 gols.

Os principais artilheiros são Reinaldo, com 19 gols, Guará, com 18, Nívio, com 16, Mário de Castro e Nilson, com 15, Dario e Alvinho, com 12.

Galo

Mariano, Igor Rabello e Maurício Lemos foram liberados pelo departamento médico e já estão treinando há vários dias. Os garotos Paulo Vítor e Vitor Gabriel, por outro lado, se juntaram a Zaracho lá.

Quem deve ser relacionado é o recém-contratado Brahian Palacios, colombiano que custou 15 milhões de reais.

América

O técnico Cauan de Almeida deve repetir o time que perdeu na primeira partida da semifinal, já que não teve nenhuma perda por lesão ou cartão.

O único reforço é o reserva da lateral-esquerda Nícolas, que se recuperou de uma inflamação no dedo do pé esquerdo.

Pitaco final do Galim

O Atlético contratou o meia-atacante Robert por empréstimo até o final do ano, com opção de compra por 10 milhões de reais. O jogador estava no Athletic de São João Del Rey, onde se destacou no campeonato mineiro – fez quatro gols e deu duas assistências – e na Copa do Brasil. Ele já jogou na base do Palmeiras junto com Endrick. O clube desembolsou 1 milhão de reais pelo empréstimo. Como já jogou pelo Mineiro e pela Copa do Brasil, só poderá jogar pelo Brasileiro e pela Libertadores.

Aliás, a partir da 3ª fase o Galo é o único clube de Minas na Copa do Brasil 2024.

Patrick teve interesse do Fluminense, segundo o jornalista Jorge Nicola. Tomara que seja verdade, definitivamente ele não acrescentou nada na sua passagem aqui.

Pedrinho também deve deixar o Galo nos próximos dias. Os destinos mais prováveis são o Santos ou uma volta à Ucrânia.

Ouvi ainda um rumor de que o Alan Kardec também pode mudar de clube. Eu falei quando foi apenas cogitado que ele era ex-jogador em atividade e ele mostrou isso no pouco que jogou. Eu pensava que só o Atlético seria capaz de contratá-lo, mas parece que esse povo que trata o futebol continua não entendendo nada. Tenho várias histórias que mostram isso.

Já Vargas e Alan Franco foram convocados por suas seleções chilena e equatoriana para participar dos amistosos da data FIFA, que acontece na próxima semana.

E o Atlético foi punido e deverá pagar multa de 40 mil reais por cantos homofóbicos no clássico contra o Cruzeiro na primeira fase. No meu modo de entender, ficou barato.

Por outro lado, deverá receber cerca de 70 milhões de reais pelo adiantamento de cotas da Libra, que fechou negócio com a Globo para transmissão dos jogos até 2029.

ENQUANTO ELE NÃO SAI, FORA FELIPÃO!

Foto: Pedro Souza/Atlético
© 2024 Mainframe Produções todos os direitos reservados

Daniel Tiburcio (Galim)

Analista de sistemas sempre Atleticano, atuante desde 1970, criador do aplicativo "Ranking do Futebol"